Aesa prevê mais chuvas fortes no litoral da Paraíba até esta terça-feira (30)

Choveu muito na região na madrugada desta segunda-feira (29). Técnicos alegam que situação é normal neste período do ano. Defesa Civil recomenda cuidados.

Chuvas fortes em João Pessoa deixam muitas ruas alagadas

O litoral da Paraíba registrou fortes chuvas durante a madrugada desta segunda-feira (29) e a previsão da Agência Estadual de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) é que essa situação persista por pelo menos mais um dia. Isso significa que deve continuar chovendo na região de forma mais significativa até esta terça-feira (30).

Apenas em João Pessoa, até as 6h desta segunda-feira (29) havia chovido 35,6mm de chuva. No turno da manhã, houve uma queda da intensidade pluviométrica, mas ainda deve chover mais nas próximas horas.

Na verdade, esta situação está prevista desde a noite de domingo (28), quando a Aesa emitiu por volta de 18h um aviso meteorológico, deixando a área leste do estado, que corresponde ao litoral, em “estado de atenção”.

Ainda assim, a opinião dos técnicos da Agência é que essas chuvas são normais para a ápoca do ano, já que nessa parte da Paraíba existe uma maior incidência de chuva justamente entre abril e julho.

Defesa Civil monitora áreas de risco

Em meio às chuvas, a Defesa Civil de João Pessoa emitiu um comunicado dizendo que suas equipes estão monitorando áreas consideradas de risco da capital paraibana, tais como encostas, barreiras e comunidades ribeirinhas.

Além disso, a recomendação é a de que a população tome uma série de medidas e cuidados durante o período de chuva, evitando ruas alagadas e o uso de equipamentos elétricos e eletrônicos no relento. É recomendado também que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, mais suscetíveis a raios.

Outro cuidado tem que ser com os leitos de rios. Pessoas próximas a essas áreas precisam deixar o local caso haja a elevação do nível da água.

Caso a população precise da ajuda da Defesa Civil de João Pessoa, o contato pode ser feito por WhatsApp, pelo telefone (83) 98831-6885.