Agricultor colhe macaxeira com 32 kg em sítio no Sertão

Macaxeira foi consumida por ele, a esposa e ainda pela vizinhança.

Agricultor colhe macaxeira com mais de 30 kg em sítio no Sertão da Paraíba / Foto: Sebastião Carvalho de Sousa

Bem às margens da fertilidade proporcionada pelo Rio Piancó, o agricultor Sebastião Carvalho de Sousa colheu uma macaxeira 32 quilos, que plantou e colheu no sítio em que mora.

O alimento foi colhido na última sexta-feira (22), no Sítio Várzea da Cruz, no município de Boa Ventura. De tão pesado, o agricultor não conseguiu colher o legume sozinho. Ele precisou de um amigo.

Nascido e criado na agricultura, aos 58 anos de idade, Sebastião disse que já tinha visto macaxeiras de tamanho semelhante no roçado. Mas foi a primeira vez que fez uma pesagem e também registros do momento, que ele encarou como uma brincadeira.

“A reação [dele e também dos conhecidos] foi muito boa. Ficou todo mundo admirado”, disse ele orgulhoso do trabalho suado, mas recompensador.

A primeira coisa que o agricultor fez foi enviar as fotos da colheita farta para os filhos, que moram em Pedra Branca.

Agricultor colhe macaxeira com 32 kg em sítio no Sertão
Agricultor com macaxeira de 32 quilos na PB / Foto: Sebastião Carvalho de Sousa

E quando a história se espalhou pela vizinhança, difícil foi encontrar alguém que não quisesse um pedaço da macaxeira para cozinhar e comer no jantar. Generoso, Sebastião que mora apenas com a companheira, dividiu o legume amigos e familiares. “Deus pra mais de 10 famílias”, contou.

Quem ajudou na colheita e garantiu algumas refeições foi Adailton Pereira, amigo de Sebastião, que costuma ajudar o agricultor nas tarefas do roçado.

“Ajudo a plantar, colher e comer”, brincou.

Além de gigante, ele também garantiu a qualidade da macaxeira não deixou a desejar.

“Tava boa. Tava de primeira mesmo, gostosa demais”, reforçou.