Alencar passa por exame para localizar foco de hemorragia

Ex-vice-presidente voltou a apresentar sangramento no intestino. Exame deve definir a necessidade de novo procedimento para contenção.

Do G1

O ex-vice presidente da República José Alencar está sendo submetido na tarde desta quarta-feira (5) a um procedimento médico para localizar o novo foco da hemorragia em seu intestino.

Chamado de arteriografia, o procedimento consiste na inserção de contraste até o intestino para a localização da origem do sangramento. É considerado um exame invasivo, já que um cateter é inserido na virilha do paciente e segue pela artéria aorta até o intestino.

Depois do procedimento, a equipe médica que acompanha Alencar irá decidir se o ex-vice-presidente será submetido a uma embolização, procedimento para estancar o sangramento.

Na semana passada, o ex-vice-presidente passou pelos dois procedimentos, que duraram quatro horas.

Os tumores no intestino de Alencar voltaram a causar sangramento nesta terça-feira (4) e ele teve que ser transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Chegou a perder cerca de um litro de sangue entre a madrugada e a manhã de terça. Por ora, a possibilidade de uma nova cirurgia está descartada.

Ainda não houve divulgação de boletim médico nesta quarta (5) sobre o estado de saúde de Alencar.