Alimentação saudável pode garantir resposta imunológica positiva a vacinas

Esse foi o tema da coluna Nutrição e Saúde, com a nutricionista Érika Nóbrega, na CBN João Pessoa, desta quarta-feira.

Foto: Reprodução/Jornal da Paraíba

Estudos iniciais apontam uma possível relação entre a eficácia de vacinas com a alimentação saudável. Esse foi o tema da coluna Nutrição e Saúde, com a nutricionista Érika Nóbrega, na CBN João Pessoa, desta quarta-feira (14).

Ouça a coluna Nutrição e Saúde na CBN 

De acordo com a nutricionista, os estudos tiveram início com idosos, que naturalmente possuem a imunidade mais baixa, devido ao avanço da idade. Os dados mostram que pessoas mais frágeis, que não se alimentam bem, também têm uma queda na imunidade.

“Pessoas mais frágeis que não comem bem têm a imunidade baixa. Então é importante que você cumpra o cronograma de vacinação, mas cuide também da alimentação pra vacina ter eficácia”, disse.

Para isso, é importante prezar por alimentos ricos em vitaminas e pelo consumo de frutas e verduras que ajudam a manter a imunidade alta. A nutricionista Érika Nóbrega deu dicas sobre quais são os alimentos ideais:

  • Vitamina A – gema de ovo e frutas e verduras amarelas e alaranjadas;
  • Complexo vitamínico B – carne, leite derivado, vegetais folhosos (suco verde);
  • Vitamina E – castanha, folha verde, gema de ovo;
  • Vitamina D – sol ou sardinha;
  • Zinco – feijão;

A importância da alimentação saudável para a eficácia da vacina não está relacionada apenas ao imunizante contra a Covid-19, visto que também há estudos sobre o tema relacionado com outras vacinas, segundo a especialista.