Areia Vermelha passa bem

Projeto foi criado no intuito de desenvolver ações educativas para diminuir os impactos ambientais no Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha.

Sensibilização da comunidade sobre o turismo sustentável, criação de normas para o uso da ilha, redução dos efeitos de degradação, desenvolvimento de novas habilidades nos processos de aprendizagem e profissionalização. Estes foram alguns dos objetivos alcançados após um ano de atividades do projeto de extensão Educação e Preservação Ambiental do Parque de Areia Vermelha, coordenado pelo professor de Biologia do Ensino Médio do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), José Jaílson de Farias.

A iniciativa é integrada ao Programa de Educação Ambiental do Campus de João Pessoa, coordenado pela professora Fátima Araújo, contando com a parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Prefeitura Municipal de Cabedelo e Associação das Tartarugas Urbanas (Guajiru), entre outros.

O projeto foi criado no intuito de desenvolver ações educativas para diminuir os impactos ambientais no Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, considerando o grau de degradação atual de sua ilha e o crescente turismo na área metropolitana de João Pessoa.

De acordo com o professor Jaílson de Farias, “todas as ações de orientação e normas de conduta para o uso sustentável do parque contribuíram, de forma significativa, na sensibilização e conscientização do desenvolvimento do turismo ecologicamente correto dos segmentos que utilizam de maneira direta ou indireta o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha”.

O docente destaca, ainda, a importância do engajamento de discentes não só da UEPB como do IFPB e as parcerias firmadas com patrocinadores e financiadores do projeto que atendeu mais de 30 mil pessoas, entre visitantes e comerciantes do parque.

Ao todo, 40 estudantes da graduação em Ciências Biológicas da UEPB, além de alunos dos cursos técnicos em Meio Ambiente e Pesca do IFPB e um aluno de Engenharia Ambiental da UFPB participaram do projeto, que contou com cursos temáticos para formação, treinamento de técnicas de canoagem, reunião com comerciantes e donos de embarcações, oficinas para produção de material educativo, visitas à Areia Vermelha e execução das ações de orientação de normas de uso do parque, nas embarcações, na ilha e nos corais.

Também constituíram etapas do projeto a montagem de estande para apresentação de materiais educativos sobre as ações desenvolvidas no Parque, divulgação dos resultados obtidos e de práticas adequadas à realidade do Parque de Areia Vermelha em escolas de ensino médio, por meio de palestras, feiras de ciências e outros eventos pertinentes, além da análise de dados e planejamento das ações do projeto a cada período de maré.

Por meio da parceria com a Sudema, o projeto da UEPB auxiliou nas ações da campanha ‘Conduta Consciente’, desenvolvida pelo órgão, cujo slogan deste ano foi ‘Não deixe nossa praia vermelha de vergonha’.

Os agentes ambientais atuaram na distribuição de material informativo, com dicas de preservação da vida no parque marinho, indicação de locais para banho e mergulho, corais e estacionamento de embarcações, além da localização de agentes e polícias ambientais.

O trabalho dos agentes ambientais foi realizado tanto no interior das embarcações, durante o percurso, como no banco de areia e nas áreas destinadas ao banho. Os agentes orientavam quanto aos cuidados com os corais, para que as pessoas não pisassem nesses animais, e também para que as embarcações não ancorem nesses pontos.

Os visitantes também foram orientados a não levar nada da ilha, para não causar desequilíbrio ao meio ambiente, não alimentar os peixes, recolher o lixo, desligar o som ou qualquer tipo de ruído durante a permanência na ilha e nadar ou mergulhar nas áreas reservadas, longe do tráfego de embarcações.

A ação foi realizada durante todo o verão até que chegasse o período de chuvas.