Atentado no Iraque deixa oito mortos

Atentado ocorreu ontem e 22 pessoas ficaram feridas.

Ao menos oito pessoas morreram ontem e outras 22 ficaram feridas após a explosão de um carro-bomba perto da cidade de Mossul, no norte do Iraque, informaram fontes do Ministério do Interior iraquiano. O ataque, perpetrado a 20 km da cidade, tinha como alvo o complexo residencial de xiitas de Al Gadir, na região de Bartala. A explosão também causou muitos danos nos veículos e edifícios adjacentes, acrescentaram as fontes.

A recente onda de violência no Iraque – que ocorre dias após a saída oficial de todas as tropas dos Estados Unidos do país – já deixou mais de 140 mortos. Além disso, as forças militares iraquianas conseguiram desativar outro carro-bomba que estava estacionado dentro do mesmo complexo e intensificaram as medidas de segurança para evitar atentados similares.

No entanto, a fonte explicou que uma pessoa morreu e outras 15 ficaram feridas pela detonação de outro carro-bomba no bairro de Nader, no centro da cidade de Hilla, capital da província de Babel, ao sul de Bagdá.

Os ataques contra xiitas se sucederam nas últimas semanas, depois que em 5 de janeiro a comunidade foi alvo de uma onda de atentados que causou a morte de pelo menos 59 pessoas.

Este incidente ampliou a brecha entre as populações xiitas e sunitas do Iraque, imersas em uma grave crise política desde dezembro, devido à ordem de detenção emitida contra o vice-presidente sunita do país, Tareq al Hashemi.