Blitze flagram 1,2 mil embriagados na PB

Em 2011 o número de motoristas que dirigiam sob efeito de bebida alcoólica chegou a 1,2 mil na Paraíba.

Mais de 1,2 mil motoristas foram notificados por embriaguez ao volante no ano de 2011 na Paraíba. A Lei Seca também foi responsável pela prisão de 48 pessoas ano passado que foram flagradas dirigindo sob a influência de bebidas alcoólicas. Os dados foram divulgados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e somados às notificações preliminares do Batalhão de Trânsito (BPTran).

A PRF foi responsável por 595 notificações referentes a embriaguez ao volante. Já o Detran aplicou 302 notificações pela mesma infração em 2011. O Batalhão de Trânsito aplicou 309 notificações até o mês de outubro do ano passado.

Conforme a inspetora da PRF, Keilla Melo, a orientação da superintendência é que as fiscalizações para cumprimento da Lei Seca sejam intensificadas, principalmente durante o verão, quando acontecem grandes eventos no Estado. Para cumprir um grande número de fiscalizações, a PRF dispõe atualmente de 48 bafômetros, nos quais são utilizados bocais descartáveis, garantindo a realização de um grande número de testes em pouco tempo.

No próximo fim de semana será realizada a primeira operação de 2012 para cumprimento da Lei Seca. PRF, Detran e BPTran irão trabalhar de forma integrada na BR-230 no trecho da praia de Intermares, no município de Cabedelo, nas proximidades de um festival.

O objetivo é reduzir o número de acidentes causados por motoristas embriagados. “Nossa meta é fazer um pente-fino e evitar que motoristas que tenham ingerido bebida alcoólica conduzam veículos e causem acidentes. Para a operação contamos com um grande efetivo de aproximadamente 140 policiais, e também delegados de plantão.” afirmou Keilla Melo.

O coordenador da Divisão de Trânsito do Detran, Carlos Augusto, revelou que durante todo o ano de 2012 a orientação é para que as equipes de fiscalizações intensifiquem a realização de testes de bafômetro e notificações referentes à embriaguez ao volante, que conforme ele é a principal causa dos acidentes que ocorrem no Estado.

Entre os acidentes provocados por motoristas embriagados de maior repercussão na Paraíba está o que vitimou fatalmente os estudantes Raíza Guedes e Ronaldo Soares, na madrugada do dia 17 de julho.

O motorista que provocou o acidente teria avançado o sinal vermelho em alta velocidade e atingido violentamente o carro em que estavam os adolescentes.

No momento do acidente, o condutor do veículo acusado de provocar o acidente, Rodrigo Arthur da Fonseca, de 34 anos, apresentava sinais aparentes de embriaguez. Atualmente, ele está detido no presídio do Róger.