Box “Convite Para Ouvir Maysa” traz voz acima do bem e do mal

Sabem Ne Me Quitte Pas? É uma das mais belas canções do mundo. Foi gravada pelo autor, o belga Jacques Brel, por Nina Simone e Ray Charles. Tem dezenas de registros em vários idiomas.

Conhecem a gravação de Maysa? Quem conhece, sabe muito bem: é prova inconteste de que a cantora brasileira é uma intérprete extraordinária, que seria reconhecida como grande cantora em qualquer lugar do mundo.

Maysa teria feito 80 anos agora em 2016. Quando morreu, num acidente de carro, tinha 40.

Em homenagem aos seus 80 anos, um box de quatro CDs, com a série completa “Convite Para Ouvir Maysa”, acaba de ser lançado pela Som Livre.

maysa

Os olhos? A boca? Os cabelos? Quem é essa mulher? Alguém segue esse caminho para tentar explicá-la num dos encartes.

Sim! Os olhos! A boca! Os cabelos! Certamente! Mas, sobretudo, a voz!

A voz e o que ela traduz: as tristezas, a angústia, os desamores.

Não quero estabelecer comparações. Essa é mais, essa é menos. Não. Mas Maysa é de uma linhagem à qual pertencem Billie Holiday, Edith Piaf, Janis Joplin, Elis Regina, Amy Winehouse. Cada uma no seu lugar,  no seu tempo e com seus talentos específicos.

box-maysa

Os quatro discos da série “Convite Para Ouvir Maysa” foram gravados entre 1956 e 1959. Flagram o início da carreira de Maysa. Têm músicas dela, canções de Tom Jobim que depois se tornariam verdadeiros clássicos do nosso cancioneiro e o repertório romântico, de fossa, do Brasil pré Bossa Nova.

Os arranjos envelheceram. Claro. Algumas canções, também. Outras cresceram na medida em que atravessaram o tempo. Mas o conjunto é muito bom. Traz a jovem Maysa (entre os 20 e os 23 anos), dividida entre o casamento e a carreira, cantando feito gente grande!

Sua carreira, a rigor, não deu certo. Sua vida não deu certo. Maysa foi consumida pela solidão e pelo álcool. Quando morreu, tinha uma trajetória de duas décadas e estava em declínio.

Uma pena! Mas a reaudição desse box confirma o que sabemos há muito tempo: que seu canto está acima do bem e do mal!