icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Criação de emprego com carteira no Brasil bate recorde em fevereiro

Serviços, indústria e construção lideraram a abertura de vagas. No bimestre, geração de empregos também é recorde histórico.

Publicado em 17/03/2010 às 15:05

Do G1

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (17) pelo Ministério do Trabalho, mostram que foram criados 209,4 mil empregos com carteira assinada no mês de fevereiro.

Este é o melhor resultado para este mês desde o início da série histórica do Caged, há 18 anos. Antes, o melhor mês de fevereiro havia sido registrado em 2008, quando foram abertas 204,9 mil vagas formais.

"Tal resultado situa-se 52% acima da média dos melhores saldos do Caged para o mês de fevereiro, compreendidos entre os anos de 2003 e 2008, mantendo o dinamismo observado no mês anterior", informou o Ministério do Trabalho.

Carnaval

Segundo o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, as férias e o carnaval ajudaram na abertura de vagas no setor de Serviços em fevereiro.

"Todos os grandes centros de turismo carnavalesco [ficaram lotados]. Além disso, a indústria de transformação [registrou] recorde,com comportamento atípico, porque os estoques acabaram. E a construção civil que também teve comportamento recorde, e aí já é consequência dos programa Minha Casa, Minha Vida", explicou ele.

Janeiro e primeiro bimestre

Em janeiro deste ano, segundo o Caged, foram criados 181,4 mil postos de trabalho com carteira assinada, o que também representou o melhor resultado de toda a série para meses de janeiro.

O resultado do primeiro bimestre de 2010, quando foram criadas 390,8 mil postos de trabalho com carteira assinada, também representa o melhor resultado da história para o período.

O ministro afirmou ainda que o mês de março também baterá novo recorde histórico na criação de empregos formais. O atual recorde para o mês foi registrado em 2008, com a abertura de 207 mil postos de trabalho com carteira assinada.

Setores

O Ministério do Trabalho informou houve uma "expansão generalizada" do emprego formal em fevereiro. No mês passado, o setor que mais contratou foi o de setor de serviços, com 85,6 mil novas vagas.

Em segundo lugar, aparece a indústria de transformação, com a criação de 63 mil postos formais de trabalho. Em fevereiro, a construção civil criou 34,7 mil vagas e o comércio, 10,6 mil.
O ministro Lupi informou que os serviços, a indústria de transformação e a construção civil registraram recordes de contratação para meses de fevereiro.

Lupi manteve a previsão de que serão criados mais de 2 milhões de empregos com carteira assinada em todo ano de 2010, o que será o melhor ano da história para a criação de empregos formais, caso o prognóstico se confirme.

Regiões

O governo informou ainda que todas as regiões do país registraram "elevação expressiva" dos emprego formal em fevereiro deste ano, com três delas (Sul, Norte e Nordeste) apresentando saldos recordes.
Na região Sul, segundo o Ministério do Trabalho, foram criadas 49,5 mil vagas em fevereiro, enquanto na região Norte foram abertos 11,1 mil postos. No Nordeste, foram abertos 2,1 mil empregos formais no mês passado.

A região Sudeste liderou a criação de postos, com 120 mil vagas, o maior número absoluto, embora não represente um recorde para meses de fevereiro. Foram abertas 26 mil vagas na região Centro-Oeste.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp