Dia dos Namorados: como montar uma mesa posta para um jantar romântico

Para acompanhar um jantar caseiro, decoradora dá dicas para uma mesa posta.

O dia 12 de junho no Brasil marca a véspera do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, e por isso muitos casais celebram o Dia dos Namorados como forma de fortalecer o amor e comemorar a união. Neste ano de pandemia, a recomendação é ficar em casa, mas isso não significa que o dia especial não possa ter algo diferente. Para acompanhar um jantar caseiro, o Jornal da Paraíba, com a ajuda da decoradora Ana Claúdia Alves, ensina como montar uma mesa posta – que acompanha muito bem uma noite romântica.

Dia dos Namorados: como montar uma mesa posta para um jantar romântico
Confira como montar uma mesa posta para jantar romântico do dia dos namorados. Foto: Ana Cláudia Alves/Arquivo

O primeiro passo é o jogo americano ou uma toalha de mesa. Não tem necessidade de colocar os dois, podendo escolher o preferido.

O próximo objeto a ser colocado na mesa é um sousplat – um prato maior, que tem objetivo de aparar qualquer comida que caia durante a refeição do prato principal. Ele não é obrigatório. 

Depois disso, prato raso é colocado em cima do sousplat e, logo após, um prato de sobremesa – que vai servir como prato para comer uma entrada. Caso o jantar escolhido tenha sobremesa, todo o material pode ser retirado e a sobremesa pode ser servida no prato ou taça.

Para os talheres, são duas facas e dois garfos, um maior e um menor – para o prato principal e entrada, respectivamente. A posição da faca é sempre ao lado direto da mesa e com a parte cortante virada para o prato. A ordem de disposição é sempre o que vai ser utilizado primeiro. Neste caso então, a faca maior ficaria ao lado dos pratos.

É importante ficar atento à simetria, para que os talheres fiquem dispostos na mesma altura. A colher de sobremesa é posicionada acima dos pratos.

Dia dos Namorados: como montar uma mesa posta para um jantar romântico
Simetria é importante na mesa posta. Veja se os talheres estão na mesma altura em cada lado dos pratos. Foto: Ana Cláudia Alves/Arquivo

Para os guardanapos, Ana Cláudia indica uma sobreposição. Ela utiliza dois de cores diferentes, para contraste. Tanto guardanapo de papel como de tecido podem ser colocados do lado esquerdo dos pratos ou em cima deles. Neste caso, a decoradora optou por colocar em cima dos pratos com uma dobradura.

Colocando o menor guardanapo primeiro e o maior por cima desse, ela coloca o dedo no meio dos dois e os levanta com o mesmo dedo. Depois, é só vir com o porta guardanapo, colocá-lo no mesmo dedo e puxar os guardanapos pela entrada. Por questões de higiene, Ana Cláudia indica que não se manuseie muito o guardanapo.

As taças devem ser duas, uma para a água e outra para o vinho, um do lado da outra – sendo a da água ficando ao lado do prato.

Para decoração, Ana Cláudia usou um centro de mesas com dois passarinhos e corações, além de um vaso de rosas e dois castiçais com velas – para uma iluminação romântica. A dica é não colocar as flores no centro da mesa, para não atrapalhar a visão do casal.

Dia dos Namorados: como montar uma mesa posta para um jantar romântico
Arranjo de rosas é colocado na lateral, para não interromper a visão dos parceiros. Foto: Ana Cláudia Alves/Arquivo