icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Dilma pede mais empenho do G20

Pedido também foi feito pelo presidente de Moçambique, Armando Emílio Guebuza.

Publicado em 20/10/2011 às 6:30

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e o presidente de Moçambique, Armando Emílio Guebuza, apelaram ontem para que o G20 (grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo) “demonstre capacidade de resposta” aos desafios impostos pela crise econômica internacional. O pedido foi feito por meio de comunicado conjunto. Eles disseram ainda que estão preocupados com os impactos da crise. Informações são da Agência Brasil.

“Os dois chefes de Estado expressaram preocupação com a crise financeira [econômica] internacional, tendo concordado em trabalhar em conjunto, bilateral e multilateralmente, para minimizar os seus efeitos. Nesse sentido, concordaram também que o G20 deve voltar a demonstrar capacidade de resposta conjunta diante da atual situação econômica mundial, como ocorreu em 2008”, diz o comunicado conjunto.

Dilma e Guebuza reiteraram ainda o empenho em defesa dos “princípios democráticos, respeito aos direitos humanos, ao Estado de Direito e boa governança política e econômica”. Eles também se comprometeram a intensificar os esforços para o aprofundamento das relações entre Brasil e Moçambique.

Os presidentes lembraram que há mais de 40 projetos bilaterais em andamento, nas áreas de agricultura, educação, ciência e tecnologia, saúde, formação profissional e energia. Um dos destaques é para a fábrica de antirretrovirais e outros medicamentos em Moçambique, que tem o assessoramento técnico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), além do suporte financeiro do Brasil.

Dilma passou o dia ontem em Maputo, capital de Moçambique. Ela segue depois para Luanda, em Angola, onde encerra hoje a visita à África. Em sua primeira viagem ao continente, Dilma quer demonstrar as afinidades existentes entre brasileiros e africanos e intensificar os acordos para o desenvolvimento de parcerias – econômica, comercial e social.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp