Entenda como passa a ser aplicada prova teórica para primeira habilitação

Sistema possibilita realização de provas de forma remota, em autoescolas autorizadas pelo Detran-PB.

A prova para retirada da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) poderá ser feita de maneira remota na Paraíba. Na última quinta-feira (25), o primeiro Centro de Formação de Condutores (CFC) com o sistema de provas de Legislação monitoradas pelo Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) foi inaugurado.

O sistema de provas online na Paraíba é o primeiro do Nordeste e funciona em parceria com as autoescolas autorizadas pelo órgão de trânsito. A aplicação considera a alta demanda concentrada nas unidades físicas do Detran-PB em cidades da Paraíba.

Com a prova remota, os candidatos que moram em municípios sem sede do Detran podem buscar autoescolas cadastradas para realizar o exame de legislação, sem custo financeiro.

A primeira aluna a realizar o exame foi Maria Clara Ludgério, em João Pessoa, na quinta-feira (25). Para ela, o sistema facilita a vida do candidato à obtenção da CNH.

O aluno faz a prova com mais facilidade e segurança, no ambiente a que já está habituado, na autoescola”, afirmou.

Para o Detran-PB, a medida também representa um avanço para a Paraíba.

É um avanço tecnológico muito grande, através de uma inteligência artificial, garantindo mais segurança e mais opções aos usuários”, disse a diretora de Operações do órgão, Roberta Neiva.

Como as provas são aplicadas

As provas são elaboradas e fiscalizadas pelo Detran-PB. O acesso à prova acontece apenas com autenticação biométrica por reconhecimento facial do candidato.

Não há possibilidade de interromper a aplicação da prova, que só pode ser feita nas próprias autoescolas, e não em computadores pessoais.

As autoescolas instalaram um sistema eletrônico específico, desenvolvido junto ao Detran-PB, para aplicação dos exames. Apenas as empresas aprovadas devem realizar as provas remotas.