Estrangeiros fazem prova de proficiência

Certificado Celpe-Bras é exigência para alunos estrangeiros estudarem no Brasil. Cerca de 3.474 pessoas fizeram as provas.

A cada ano, cerca de dez mil candidatos submetem-se ao Exame para Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-Bras). A aplicação das provas da primeira edição de 2012 foi finalizada ontem. Estão inscritos 3.474 estrangeiros, que realizam as provas no Brasil e em 29 países. A República Dominicana participa pela primeira vez do exame.

Desde 2000, o certificado Celpe-Bras é exigência para o ingresso de estudantes estrangeiros em instituições de ensino superior para graduação e pós-graduação. Há empresas brasileiras que também exigem comprovação de competência na proficiência da língua portuguesa. No total, há 69 pontos de aplicação no Brasil e no exterior. No segundo semestre, em outubro, será realizada a segunda edição do Celpe-Bras.

“Cada vez mais, o Celpe-Bras é demandado por conta da importância do Brasil no cenário mundial e vem aumentando o número de pessoas do mundo com interesse no aprendizado da língua portuguesa”, comenta Alexandre André dos Santos, diretor de avaliação de educação básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação.

A prova faz a avaliação tanto da compreensão oral e escrita quanto da produção oral e escrita.