Fortes chuvas causam transtornos em João Pessoa nesta terça-feira

Alagamentos foram registrados em vias da capital. Defesa Civil alerta para possíveis deslizamentos.

Alagamento na ladeira entre Mangabeira e Valentina. Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Choveu mais de 70 milímetros nas últimas seis horas, em João Pessoa, conforme a Defesa Civil. As precipitações desta terça-feira (31) na capital deixam alguns local em situação de alerta, devido ao risco de alagamentos e deslizamentos.

A barreira do bairro Castelo Branco, na BR-230, ainda oferece riscos, de acordo com o coordenador da Defesa Civil da capital, Kelson Chaves. A equipe estuda demolir as residências localizadas no topo da barreira como forma de diminuir a pressão ocasionada no local e evitar novos deslizamentos. As casas já estão oficialmente interditadas e não há moradores no local.

“A barreira já está bastante saturada, encharcada, e isso nos preocupa porque quanto mais encharcada, mais peso, mais pressão, e maior a possibilidade de deslizar”, explica Kelson Chaves.

Até as 8h30 nenhuma ocorrência havia sido registrada pela Defesa Civil. Apesar disso, alguns pontos de alagamentos já foram identificados e podem sofrer com o acúmulo de água no decorrer do dia. O principal deles é a ladeira que liga os bairros de Mangabeira e Valentina. Devido ao transbordamento do rio, a água atingiu a via e já supera o pavimento. A orientação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) é procurar uma rota alternativa pelo bairro do Cuiá.

A avenida principal do bairro dos Bancários e a via em frente a CBTU também correm risco de alagamentos com o aumento das chuvas.

Durante o início da manhã, houve um atraso na saída dos trens na CBTU, mas, apesar da chuva, o fluxo segue normal. Não houve dano, nem prejuízo para os usuários e VLTs.

De acordo com a Aesa, no decorrer do dia o tempo deverá permanecer com nebulosidade variável podendo ocorrer chuvas a qualquer hora na faixa leste. Especificamente no Litoral paraibano, o céu fica nublado a parcialmente nublado com ocorrência de chuvas a qualquer hora.