Golpe da falsa voluntária: suspeita de pedir dinheiro em nome de associação de idosos é presa

A suspeita de ser uma falsa voluntária foi presa após a Polícia Civil identificar um mandado de prisão em aberto contra ela por causa de outros crimes.

Golpe da Falsa voluntária: sede da AMEM em Cabedelo, no litoral da Paraíba – Foto: TV Cabo Branco

Uma mulher de 48 anos, suspeita de se passar por voluntária da Associação Metropolitana para Erradicação da Mendicância (Amem) e pedir doações em igrejas, foi presa nesta terça-feira (20). A Polícia Civil da Paraíba afirma que ela também é investida por outros quatro crimes: posse de entorpecentes, roubos, furto e lesão corporal. A prisão foi efetuada após a polícia identificar um mandado de prisão em aberto contra a mulher. 

A Amem denunciou à polícia que uma mulher frequentava igrejas pedindo dinheiro em nome da instituição de apoio a idosos, sem autorização prévia e utilizando dados bancários pessoais para receber as doações. A Polícia Civil afirma que várias testemunhas presenciaram a mulher se passando por voluntária da instituição e pedindo dinheiro em igrejas dos bairros do Altiplano e Centro, em João Pessoa, e em Cabedelo. 

Ainda de acordo com a Polícia Civil, a suspeita foi identificada como Ana Paula Leite Gomes. Durante as investigações, a Polícia Civil descobriu que a mulher trabalhava como auxiliar de serviços gerais na Defensoria Pública e efetuaram a prisão após identificarem um mandado de prisão aberto contra ela. Na Delegacia de Defraudações, descobriram que a suspeita responde por outros processos criminais, sendo dois casos de posse de entorpecentes, dois roubos, um furto e um caso de lesão corporal. 

A mulher foi encaminhada à Penitenciária Feminina Júlia Maranhão, em Mangabeira. A Polícia Civil informou que vai abrir inquérito para investigar o caso de fraude usando o nome do abrigo da Amem. 

O que diz a Defensoria Pública

Em nota, a Defensoria Pública da Paraíba informou que na instituição a partir de um convênio chamado ‘Cidadania e Liberdade’, celebrado entre a Defensoria Pública e a Secretaria de Administração Penitenciária desde 2010. 

O objetivo é promover a reintegração social de reeducandos do sistema prisional do Estado da Paraíba que se encontram em cumprimento de pena em regime aberto, semiaberto ou em livramento condicional.

A Defensoria Pública informou que a suspensão do contrato da reeducanda junto à Secretaria de Administração Penitenciária até a apuração final dos fatos em investigação pela polícia.

Entenda o caso

A Associação Metropolitana para Erradicação da Mendicância (Amem) denunciou à polícia que uma mulher estava se passando por voluntária da instituição e pedindo dinheiro em nome da organização. Localizada em Cabedelo, a Amem é uma instituição de apoio ao idoso. 

A coordenadora da Amem, Goreth Atayde, afirmou que a mulher estaria pedindo doações em uma igreja próxima a sede da instituição, distribuindo panfletos. 

“Recebemos denúncias informando que tinha uma pessoa distribuindo panfletos, com o nome da pessoa, a chave PIX, que é o CPF dessa pessoa, pedindo em nome da Amem. No entanto, a gente não tem nenhum conhecimento disso, não autorizamos ninguém a fazer isso”, explicou.

Como doar para a Amem

Golpe da falsa voluntária: suspeita de pedir dinheiro em nome de associação de idosos é presa
Golpe da falsa voluntária: Os meios oficiais para doação na AMEM são pelo CNPJ da instituição – Foto: TV Cabo Branco

De acordo com a outra coordenadora do projeto, Herika Patricia, a organização de longa permanência para idosos só recebe doações presencialmente, na sede em Cabedelo, e também por chave PIX vinculada ao CPNJ da instituição, sem qualquer vínculo pessoal.

“As pessoas podem vir aqui na sede do Amem, trazer o que puder de alimento, material de limpeza. Ou traz aqui ou ajuda nas contas do Amem, de outra forma a gente não recebe ajuda”, explica.