Hillary Clinton visita Mandela na África do Sul

Secretária de Estado norte-americana visitou ex-presidente da África do Sul para discutir sobre segurança e comércio

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, encontrou-se com o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela na casa dele ontem, em um momento de recesso de sua viagem a vários países da África para tratar sobre segurança e comércio.

Hillary se encontrou com o líder negro no povoado de Qunu, a sudeste da Cidade do Cabo, em uma de suas casas, em que se reuniram e almoçaram juntos. A região é próxima do clã onde nasceu Mandela.

"Madiba não apenas representa o que está bem neste mundo, mas é um amigo próximo da secretária [de Estado], que aprendeu muito com ele", explicou um membro da delegação americana, utilizando o nome do clã do primeiro presidente negro da África do Sul utilizado carinhosamente pelos habitantes do país.

Mandela, que está com a saúde debilitada, recebeu apenas alguns visitantes fora a sua família nos últimos anos. Ele se encontrou com o marido de Hillary, o ex-presidente dos EUA Bill Clinton, no mês passado, por ocasião do 94º aniversário do líder antiapartheid e prêmio Nobel da paz.

O único mandato dele como presidente, de 1994 a 1999,