Internações de adultos jovens são 65% da ocupação de leitos Covid-19 no Clementino Fraga

Hospital é referência no atendimento de Covid-19. Em todo o estado, 82% dos leitos de UTI estão ocupados.

Foto: Kleide Teixeira / Jornal da Paraíba
Internações de adultos jovens são 65% da ocupação de leitos Covid-19 no Clementino Fraga
Foto: Kleide Teixeira / Jornal da Paraíba

Pelo menos 65% da ocupação de leitos para Covid-19 do Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, é de adultos jovens. Os dados são do Núcleo Interno de Regulação do hospital, foram divulgados nesta quinta-feira (3), e mostram que apenas no mês de maio, de 66 pessoas internadas, 42 tinham menos de 59 anos.

Entre os meses de janeiro a maio, 313 atendimentos foram realizados no Clementino Fraga. O que tem chamado atenção da diretoria da unidade é a idade das pessoas, cada vez mais jovens, e o comportamento do coronavírus neste público.

“Após a vacinação, os idosos não têm agravamento do quadro e consequentemente não precisam de internação. O que observamos no Clementino Fraga no mês de maio, é que a população com menos de 59 anos representa um percentual de 65% nas internações. Este grupo populacional sai mais de casa, aglomera mais, acreditando que não terá complicações, mas não é verdade. Ainda que jovens, o estado de saúde pode agravar sim, chegando até mesmo ao óbito”, afirmou a médica infectologista”, explica a diretora técnica do hospital, Joana D’Arc Frade.

O Clementino Fraga foi o primeiro hospital a se tornar referência para atendimento de pessoas com coronavírus na Paraíba. Atualmente, a unidade conta com 24 leitos de UTI e 18 de enfermarias, e novos leitos devem ser abertos para atender a alta demanda de atendimentos, segundo a direção do hospital.

O atendimento ambulatorial para pessoas com Covid-19 no Clementino Fraga é direcionado a pacientes que já têm acompanhamento de outras patologias pela unidade, bem como a funcionários do local. Desde o  mês de março de 2020, início da pandemia, até maio deste ano, o hospital registrou 584 altas e 311 mortes por Covid-19.

Em toda a Paraíba, 1.014 pacientes estão internados em hospitais referências no tratamento contra o coronavírus, com ocupação total de 82% dos leitos de UTI em todo o estado. Já são 335.119 casos confirmados de Covid-19 e 7.735 mortes na Paraíba, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

+ Covid-19 na Paraíba: mortes e casos confirmados