José Alencar deve retomar quimioterapia em breve, diz médico

Estado de saúde do ex-vice-presidente segue estável. Alencar não compareceu à posse da presidente Dilma Rousseff.

Do G1

O ex-vice-presidente José Alencar segue internado em um quarto do Hospital Sírio Libanês neste domingo (2). De acordo com informações da assessoria de imprensa, nesta manhã o estado de saúde de Alencar é estável.

De acordo com o médico Roberto Kalil Filho, que integra a equipe médica que acompanha Alencar, o ex-vice-presidente deve retomar em breve o tratamento com quimioterapia, utilizado contra o câncer no abdômen.

Ao longo do dia, o hospital poderá divulgar boletim atualizado.

Posse

No início da tarde de sábado, o ex-vice-presidente conversou com os jornalistas e disse que se dependesse dele, iria à posse da presidente Dilma Rousseff, em Brasília.

“Sei que estou em condições (de ir para a posse). Só que há algo que poderia acontecer”, afirmou. De terno e gravata, sorridente e com a voz fraca, Alencar disse que a opinião da esposa pesou na decisão de não viajar à capital federal. “Hoje, minha mulher falou que eu não poderia contrariar os médicos.”

Segundo o médico Raul Cutait, o vice tinha "enorme vontade de ir à posse, mas ele permanecerá no hospital para evitar riscos desnecessários com o traslado e a viagem".

Alencar saiu na quinta-feira (30) da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiológica do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele foi internado por causa de uma hemorragia intensa e se recupera de um procedimento cirúrgico realizado na tarde da última terça-feira (28) para estancar um sangramento em um tumor que invade o intestino delgado.

Em setembro, o ex-vice-presidente foi internado no mesmo hospital em razão de um edema agudo de pulmão. Em julho, por causa de uma crise de hipertensão, ficou hospitalizado e passou por um cateterismo. Em novembro, durante outro período de internação, sofreu um infarto.