Juiza ‘troca’ presidente de Câmara Municipal no Cariri paraibano

Justiça “destronou” o vereador José Fernandes do Nascimento (PSDB) da presidência da Câmara Municipal de São Domingos do Cariri.

Josusmar Barbosa
DoJornal da Paraíba

A Justiça “destronou” o vereador José Fernandes do Nascimento (PSDB) da presidência da Câmara Municipal de São Domingos do Cariri e mandou assumir Gercino Joaquim de Andrade (PSDB) a quem concedeu liminar no mandado de segurança. Madruga, como é mais conhecido Fernandes, vai recorrer da decisão ao Tribunal de Justiça.

A liminar foi concedida pela juíza substituta da Comarca de Cabaceiras, Flávia de Sousa Baptista, após ser instalada uma grande confusão no Poder Legislativo daquele município. No início de dezembro de 2010, foi inscrita uma chapa para a mesa diretora da Câmara composta por Madruga (presidente), Antônio Pereira Diniz (vice), Ananias Serafim Ferreira (1º secretário) e Sidney de Araújo Truta (2º secretário).

Todavia, no dia 27 daquele mês dois integrantes decidiram montar uma outra chapa para concorrer com a seguinte formação: Gercino (presidente), Ednaldo Viturino da Silva (vice), Sidney Truta (1º secretário) e Antônio Pereira (2º secretário). Estes dois faziam parte da chapa, encabeçada por José Fernandes.

Na época, o então presidente Ananias Ferreira se recusou a aceitar a inscrição da chapa. Ele promoveu a eleição com apenas uma chapa, liderada por Madruga. Este obteve três votos, dos nove integrantes da Câmara. Por sua vez, os vereadores da outra chapa promoveram uma nova sessão e realizaram o pleito para mesa diretora. Gercino obteve seis votos.

Entretanto, José Fernandes recebeu a documentação de Ananias e passou a presidir a Câmara. Joaquim, então, decidiu impetrar um mandado de segurança na Justiça para garantir sua posse e conseguiu a concessão da liminar.