Unidade Básica de Saúde de Gramame é interditada eticamente pelo CRM-PB

Esta é a segunda vez, apenas este ano, que a UBS é interditada por apresentar problemas estruturais e comprometer o atendimento médico

UBS Paratibe II.

A Unidade Básica de Saúde Paratibe II, no bairro de Gramame, em João Pessoa, foi interditada eticamente pelo Conselho Federal de Medicina (CRM-PB), nesta quarta-feira (8). A equipe de fiscalização esteve na UBS na última terça-feira (7) e constatou que as irregularidades observadas no dia 21 de outubro não tinham sido corrigidas. Em fevereiro deste ano, a unidade já foi interditada pelos mesmos motivos, sendo liberada em março, após alguns reparos.

Unidade Básica de Saúde de Gramame é interditada eticamente pelo CRM-PB
Mofo foi detectado na Unidade Básica de Saúde. Foto: Ascom/CRM-PB

Procurada pelo Jornal da Paraíba, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que já está sendo posto em prática um plano de recuperação nas unidades de João Pessoa, e que a gestão teria recebido os prédios deteriorados. A SMS informou, ainda, que está operando na unidade Paratibe II para que o funcionamento volte o mais rápido possível. 

De acordo com o CRM-PB, os consultórios médicos estão com mofo, problemas elétricos e sem os equipamentos necessários para as consultas, e a sala de curativos também tem sido usada como consultório. Além disso, há esgoto aberto na lateral do prédio, causando odor nos consultórios e acúmulo de água ao lado da unidade.

Com a interdição, os médicos que trabalham no local ficam impedidos eticamente de prestarem os seus serviços.