icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Mesmo com reforço policial, mais um banco sofre tentativa de roubo

Depois de semana tumultuada por sequestro a gerente de agência, PM garante segurança, mas assaltantes tentam arrombar caixa eletrônico com maçarico.

Publicado em 16/11/2009 às 9:42

Karoline Zilah

Apenas três dias depois do Comando Geral da Polícia Militar ter garantido reforço para a segurança bancária na Paraíba, um caixa eletrônico do Banco Real em João Pessoa sofreu uma tentativa de arrombamento. O fato aconteceu na noite do domingo (15), na agência da rua Duque de Caxias, no Centro.

A semana passada foi tumultuada devido ao sequestro de uma gerente da Caixa Econômica Federal. De acordo com o Sindicato dos Bancários, somente este ano, já foram registradas 55 ocorrências em bancos, sendo 45 assaltos a clientes, conhecidos como “saidinhas de bancos”, cinco sequestros com tentativa de assalto e cinco arrombamentos de caixas eletrônicos.

No caso dos sequestros, os funcionários foram rendidos e tiveram sua família feita refém para colaborarem em assaltos aos bancos em que trabalhavam.

O Corpo de Bombeiros atendeu à ocorrência deste domingo e relatou que foi chamado porque a agência do Banco Real corria risco de incêndio. De acordo com a Central de Informações da corporação, a Polícia Militar solicitou a presença dos bombeiros porque um caixa eletrônico estava soltando fumaça depois de ter sido danificado com um maçarico durante a tentativa de assalto.

O Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop) disse acreditar que a ocorrência ainda não foi registrada porque nada foi levado do banco.

A empresa Nordeste, responsável pela guarda do banco, informou que foi acionada por volta das 23h através do monitoramento de segurança bancária, mas que nada foi levado do local.

"Bancos só protegem patrimônio", diz sindicalista

Preocupado com os números da insegurança bancária no Estado, o presidente do sindicato, Marcos Henriques, cobrou do alto escalão das Polícias Militar e Civil alternativas para coibir as ações dos bandidos. "Os banqueiros só se preocupam em proteger o patrimônio, não as pessoas", comentou o sindicalista.

Assista aqui à entrevista online concedida ao Paraíba1.

Em nota divulgada à imprensa, o Sindicato dos Bancários afirmou que é necessário "humanizar" a segurança. Em resposta às solicitações, o comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Wilde de Oliveira Monteiro, afirmou que existe patrulhamento nos corredores bancários da Capital e reforço do policiamento em locais estratégicas em dias de pagamentos.

Dentre as soluções discutidas, estão campanhas educativas para orientar bancários e clientes contra as investidas dos bandidos e o sistema de monitoramento integrado.

“Trata-se de um sistema de câmeras instaladas nas agências, com monitoramento em tempo real pela Polícia Militar, com o objetivo de facilitar a identificação dos meliantes e diminuir o tempo de atendimento das ocorrências nos estabelecimentos bancários”, explicou Marcos Henriques.

Atualizada às 12h

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp