Movimento volta ao normal nos aeroportos de todo o país

Depois de quatro dias de atrasos e cancelamentos nos aeroportos de todo o país, a situação voltou ao normal hoje (24), véspera de Natal.

Da Agência Brasil

Depois de quatro dias de atrasos e cancelamentos nos aeroportos de todo o país, a situação voltou ao normal hoje (24), véspera de Natal. No final da tarde, o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, apresentava movimentação inferior ao de dias de semana normais.

Atendendo à determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as companhias aéreas aumentaram o número de atendentes no postos de check in, evitando filas. Segundo balanço da Infraero, até 19h apenas 13,6% dos 1584 vôos desta quarta-feira decolaram com mais de 30 minutos de atraso. Nos últimos dias, a média era de 25%. Em Brasília, atrasaram-se 25 dos 124 vôos programados e 12 foram cancelados.

O cenário ainda mais tranqüilo no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, onde 21 dos 130 vôos partiram com atraso e nenhum foi cancelado. No Santos Dumont, apenas um dos 69 vôos se atrasou, mas 18 foram cancelados.

Destaque para o cancelamento de um terço dos vôos no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo: 66 dos 207 programados. Apenas dois vôos se atrasaram. Em Guarulhos, foram registrados sete cancelamentos e 38 atrasos, entre os 170 vôos previstos.

A situação melhorou na Gol, que apresentava os maiores problemas nos últimos dias. A metade dos vôos da companhia vinha decolando com atrasos superiores a meia hora. A média caiu para 20% – apenas dos 97 dos 484 vôos programados saíram atrasados. Em compensação, 71 vôos foram cancelados pela companhia em todo o país.

Na Varig, 13 dos 128 vôos previstos decolaram com mais de 30 minutos de atraso e 35 – o equivalente a 27,3% – foram cancelados. Na TAM, 45 dos 590 vôos programados saíram atrasados e 30 foram cancelados.