MPF pede informações sobre legalidade em aprovação de Valdiney Gouveia por cotas do Sisu

Uma Notícia de Fato foi instaurada pela procuradora da República, Janaína Andrade, nesta quarta-feira (2).

Foto: Reprodução/Facebook

O Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba solicitou informações sobre a legalidade do uso de cotas para ingresso em um curso de graduação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por parte do reitor da instituição, Valdiney Gouveia, através do Sisu. Uma Notícia de Fato foi instaurada pela procuradora da República, Janaína Andrade, nesta quarta-feira (2).

Ao g1, o reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, alegou não ter informações oficiais sobre o fato.

Segundo o documento, em rápida consulta em sites abertos, é possível confirmar a aprovação de Valdiney Veloso para o curso de Engenharia de Produção na UFPB. Ele foi classificado pelo sistema de cotas como ingressante de escola pública e fez 638,9 pontos.

Agora, o MPF vai apurar se houve favorecimento ou violação de regras para ingresso do reitor na universidade, através do sistema de cotas.

O MPF também informou que a Pró-reitoria de Graduação da UFPB tem o prazo de 10 dias para se manifestar sobre o assunto, de forma fundamentada.

A princípio, conforme o regimento da UFPB e da Reitoria, não há impedimentos para essa situação. O edital do Sisu também não proíbe essa aprovação. A UFPB não quis se manifestar por ser uma questão da vida pessoal do reitor.

O Sindicato de Professores da Universidade Federal da Paraíba (AdufPB) se pronunciou, afirmando que do ponto de vista da legalidade talvez não exista empecilho e reforçando que “a identidade de um docente universitário é por sua qualificação ininterrupta”.