Obras do viaduto de Água Fria e interdição de trecho da BR-230 em João Pessoa iniciam no domingo (14)

Os trabalhos serão realizados no bairro de Água Fria, em dois trechos da BR-230. Interdição terá início às 5h30.

Trecho da BR-230 será interditado para construção do Viaduto de Água Fria.

Serão iniciadas no domingo (14), a partir das 5h30, as obras para a construção do viaduto, em duas faixas da BR-230, no bairro de Água Fria, em João Pessoa. Com os trabalhos, terá início a interdição do trecho.

As obras e a interdição deveriam ter sido iniciadas no domingo passado, mas por conta das chuvas, o Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB) decidiu adiar.

A confirmação do início da construção foi feita nesta sexta-feira (12), após reunião realizada entre o DER, a Secretaria de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Polícia Rodoviária Federal.

Conforme o superintendente do DER, Paulo Pereira, a obra terá início no trecho do sentido Cabedelo/Bayeux. Além disso, ele afirmou que a passarela para pedestres que existe no local será desmontada à medida que a obra exigir.

O viaduto terá uma extensão de 30 metros e a obra uma extensão de, aproximadamente, 1 km, com investimento de R$ 24,4 milhões. De acordo com o diretor do DER-PB, Armando Marinho, é previsto que a obra esteja concluída no primeiro semestre de 2024. A construção, quando pronta, deve ligar o bairro de Água Fria à Rua Ranieri Mazzili, no Cristo Redentor.

Mudanças no trânsito

De acordo com a Semob, dois pontos de bloqueios serão feitos na Rua Diógenes Chianca, sendo um em frente ao Assaí Atacadista, impedindo o acesso dos motoristas à BR-230 e outro embaixo do Viaduto do Cristo (Avenida Hilton Souto Maior) para evitar que os motoristas sigam sentido Cristo/Água Fria. Além disso será implantado sentido único de circulação, Geisel/Água Fria, no trecho entre a Sucata do Edinho e Centro Administrativo Municipal (CAM), a partir daí, os condutores voltarão a ter acesso a BR-230.

A Semob-JP orienta a população que utilizava o trecho da Rua Diógenes Chianca, sentido Cristo/Água Fria, que siga pela Avenida Hilton Souto Maior até o cruzamento semaforizado e acessem pela direita da Rua Agostinho Fonseca Neto.

Agentes de mobilidade permanecerão por todo o trecho, orientando os condutores sobre as mudanças, garantindo a mobilidade e, sobretudo, a segurança viária de todo o entorno, principalmente, nos horários considerados de pico.

Ônibus

A Semob informou que nesta primeira etapa, apenas a linha 107 (José Américo) sofrerá alteração, no sentido bairro/Centro, nas imediações da Granja dos Promotores, tendo em vista que a Avenida Diógenes Chianca passará a ter o trecho em frente ao CAM sentido único.

Desvio

Depois da Rua Luiz de Oliveira Lima, passa pela Rua Misael Jácome Cavalcanti, Rua Isabel Soares Gomes, entra a esquerda na Rua Aldovandro Amâncio Pereira, depois a direita na Valdemar Naziazeno em direção a alça do Viaduto Eduardo Campos, a partir daí, o itinerário continuará pela BR -230.