ONU e Liga Árabe chegam à Síria

Há um ano a Síria vive em clima de guerra entre simpatizantes do governo e críticos.

Após um intenso bombardeio durante a madrugada de ontem, em Damasco, na Síria, a missão da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Liga Árabe com cinco peritos chegou ontem à região.

O porta-voz do grupo, Ahmad Fawzi, disse que os peritos estão bem e que pretendem negociar o fim da violência no país. Há um ano a Síria vive em clima de guerra entre simpatizantes do governo e críticos. As informações são da Agência Brasil.

A missão deve visitar Homs e Hama, no centro do país, Tartus e Latakia, no Oeste, Alepo, no Norte, e Deraa, no Sul, para avaliar as necessidades humanitárias. Organizações não governamentais se queixam das dificuldades para ajudar as vítimas dos conflitos. A estimativa é que mais de 8,5 mil pessoas morreram na região, por cauda de conflitos.

Fawzi evitou detalhar o programa da visita, indicando apenas que os peritos vão se reunir com políticos e integrantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Síria.

A visita dos peritos ocorre uma semana depois do enviado da Organização das Nações Unidas e da Liga Árabe, Kofi Annan, estar na região e tentar encerrar o impasse com o governo.

O enviado da Organização das Nações Unidas e da Liga Árabe, Kofi Annan, pediu ao presidente sírio, Bashar Al Assad, para dialogar com a oposição. Assad rejeitou a proposta alegando que a oposição é integrada por terroristas. Não há previsão de uma nova visita de Kofi Annan à região.