Operação do Ibama resgata 93 animais silvestres esta semana

Segundo chefe da Operação, aves provavelmente seriam comercializadas ilegalmente. Ao todo, já foram apreendidos cerca de 700 animais e aplicado R$ 100 mil em multas.

Da Redação

Uma ação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) da Paraíba resgatou, na tarde desta quarta-feira (2), no município de Patos, oito pássaros silvestres. A ação faz parte da operação Via Ápia, que tem como objetivo combater a comercialização ilegal de animais silvestres.

A ação, que apenas nesta segunda, terça e quarta-feira apreendeu 93 aves silvestres, está sob o comando do chefe de Divisão de Proteção Ambiental do Ibama, Marco Vidal. Segundo ele, as abordagens feitas nesta quarta, em Patos, partiram de informações do serviço de inteligência da Polícia Federal.

“As oito aves apreendidas aqui em Patos foram encontradas em residências e, possivelmente, seriam destinadas à comercialização ilegal”, disse Marco Vidal, acrescentando que nesta segunda e terça cerca de 85 aves foram apreendidas no municípios de Teixeira, Desterro e Maturéia. Enquanto que em Patos foram apreendidas apenas aves, nesses outros três municípios, além das aves, foram apreendidos também macacos.

Marco Vidal ainda informou que, nesta ação, nenhuma pessoa foi detida. “A gente optou por não prender nenhum dos infratores, porque a polícia [federal] estava muito longe. A gente perde o dia todo numa operação dessas. Mas, faremos a comunicação de crime ao Ministério Público”, disse Marco.

Os animais apreendidos estão sendo encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama-PB, serão medicadas contra vermes e passarão por quarentena, na tentativa de serem reabilitadas para voltarem à natureza.

A operação Via Ápia vem sendo executada desde o dia 23 de janeiro. Segundo Marco Vidal, desde então, foram apreendidos cerca de 700 animais silvestres e aplicadas multas que totalizam em torno de R$ 100 mil.