Padre da PB que ouviu piada do Papa rebate críticas: ‘não fere imagem do Brasil’

Padre João Paulo é de Pocinhos (PB) e revelou que nunca tinha chegado tão perto do Papa.

Foto: Padre João Paulo Souto Victor/Arquivo Pessoal
Padre da PB que ouviu piada do Papa rebate críticas: ‘não fere imagem do Brasil’
Foto: Padre João Paulo Souto Victor/Arquivo Pessoal

O padre João Paulo Souto Victor, de Pocinhos, na Paraíba, falou nesta quinta-feira (27) sobre o encontro que teve com o papa Francisco, na quarta-feira (26). Na ocasião, o Papa fez uma piada sobre brasileiros: “Não têm salvação. É muita cachaça e pouca oração”.

> Papa Francisco faz piada sobre brasileiros ao responder padre paraibano: ‘Não têm salvação, é muita cachaça’

O pontífice foi abordado pelo padre paraibano, que pediu orações para os brasileiros. “Santo padre, reze por nós, brasileiros”, pediu pe. João Paulo. Em tom de brincadeira, Francisco respondeu com a piada.

O encontro aconteceu após a catequese das quartas-feiras, que há três semanas voltou a ter participação dos fiéis. Os encontros estavam restritos devido à pandemia de Covid-19.

Padre João Paulo disse que não esperava chegar tão perto do Papa nem conversar com ele. O momento foi “inesquecível”.

“Viver aquele momento da melhor forma possível é o que importa para mim. Principalmente, para nós brasileiros, que estamos vivendo momentos tão difíceis. Na Paraíba, inclusive, com o aumento de casos do coronavírus. Então, foi um momento inexplicável, que não tenho conceitos racionais que possam explicar”, finalizou.

O vídeo que registrou o momento foi gravado pelo padre Henrique Carlos, que o acompanhava na catequese. Após ser publicado nas redes sociais, o momento foi bastante repercutido e gerou comentários negativos sobre a fala do Papa.

“Não houve nada demais que fira a imagem do brasileiro. De jeito nenhum. O Papa tem um afeto imenso por nós e esse afeto fica estampado na sua maneira de se relacionar conosco. Infelizmente, estamos vivendo um tempo de muitas polarizações políticas. Então, sempre que há uma fala que está alinhada ao Papa Francisco aproveitam para fazer toda uma campanha difamatória”, afirmou.

E não parou por aí. Ainda de acordo com o padre, as críticas têm sido recorrentes e ele, inclusive, chegou a receber um e-mail de reprovação.

“Cheguei a receber um e-mail de alguém que não conheço dizendo que foi um ato infeliz, mas eu não vou me prender à pessoas amargas, vou me prender ao momento que vivi, à beleza e a beleza evangelho que o Papa tem anunciado”, contou.

O padre está em Roma desde 2019, mas essa foi a primeira vez que encontrou o Papa Francisco. Ele saiu do Brasil para cursar o mestrado e deve voltar ainda este mês para assumir uma paróquia no município de Cuité, na Paraíba.