Paraíba tem quase 100 casos de pessoas desaparecidas sob investigação, diz MP

Segundo o órgão, cerca de 20% dos desaparecidos na Paraíba têm cerca de 20 anos de idade.

Cerca de 20% dos desaparecidos na Paraíba têm menos de 20 anos de idade, conforme dados do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid-PB), do Ministério Público da Paraíba, divulgados nesta segunda-feira (24). Atualmente, 96 casos não solucionados de desaparecimento estão sendo monitorados no estado.

Segundo os dados, a maioria dos casos não solucionados em investigação diz respeito à crianças e adolescentes e foi encaminhada pela Polícia Civil. Entre 2018 e 2020, o MP registrou 111 desaparecimentos de pessoas com até 20 anos.

A situação de desaparecimento é considerada quando há sumiço repentino de alguém, sem aviso prévio a familiares, e quando uma pessoa não pode ser localizadas nos locais nos quais costuma frequentar. Deve-se esperar 24 horas para avisar à polícia, que inicia as buscas. Os órgãos destacam que, quanto mais rápida for a mobilização, maiores são as chances do reencontro.

Para prevenir situações de desaparecimento, o Ministério Público da Paraíba aderiu à Campanha Estadual de Prevenção ao Desaparecimento de Crianças no Estado, criada a partir da Lei Estadual 11.881/2021. A campanha tem início nesta terça-feira (25), Dia Internacional da Criança Desaparecida, e acontece até o próximo dia 31 de maio.

Como prevenir desaparecimento:

  • Não deixe sua criança desacompanhada;
  • Oriente que não converse com estranho, nem aceite presentes;
  • Saiba quem são seus amigos (inclusive, na Internet) e mantenha contato com os responsáveis;
  • Evite publicar em redes sociais, fotos e informações sobre a rotina da criança.

O que fazer em situações de desaparecimento:

1- Ligue para a polícia e registre o BO (acesse a Delegacia Online). Não é necessário esperar 24 horas;
2- Procure outros órgãos públicos que possam auxiliar na busca;
3- Descarte a possibilidade de falecimento;
4- Registre o caso no Plid-PB. Acesse www.mppb.mp.br/plid; preencha o formulário disponível e envie-o com uma foto da pessoa desaparecida, com o nome dela no arquivo, ao e-mail plid@mppb.mp.br ou por meio do Protocolo Eletrônico (clique AQUI).

Para facilitar a identificação:

Tenha sempre fotos atualizadas da criança;
Providencie o RG do seu filho ou filha o quanto antes.