Polícia deflagra ação nas divisas

Operação começou às 8h desta sexta-feira (23).

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em parceria com as polícias Civil e Militar, iniciou às 8h da manhã de ontem a operação ‘Divisa Segura’. A ação começou a ser realizada no posto da PRF localizado no distrito de Mata Redonda, município de Alhandra, e tem caráter preventivo. Somente no período da manhã oito veículos foram apreendidos pela Polícia Militar, além de três cargas pelo Fisco Estadual.

“Os carros apresentavam irregularidades na documentação e por isso foram apreendidos. Os autos de infração foram feitos e as CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) foram retidas, entretanto nenhum dos condutores foi detido. A operação continua durante todo o dia e não tem data prevista para terminar,” revelou o tenente-coronel Souza Neto, comandante do 5º BPM.

O foco da operação é combater situações irregulares e a migração de criminosos do Sudeste do país para os Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará.

Conforme a inspetora da PRF, Keila Lima, a operação foi montada pela Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba após a constatação de que muitos criminosos que atuam nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo escolherem o Nordeste para se refugiar. “Nós queremos impedir que a criminalidade de outros Estados venha à Paraíba e aqui se instale para praticar novos delitos. São foragidos do Sudeste que tentam recomeçar a vida aqui no nosso Estado,” disse a inspetora.

Na ação preventiva a prioridade será a abordagem a veículos e a verificação dos documentos do condutor. “Nós iremos checar no sistema a situação do veículo, se ele é roubado ou apresenta alguma irregularidade” explicou a inspetora.

A operação acontece nas divisas da Paraíba com os Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, em mais de 10 pontos diferentes.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Defesa Social do Estado informou que 150 policiais participam da operação, que também possui foco educativo.

Os motoristas serão alertados sobre os riscos de dirigir sob a influência de álcool, realizar ultrapassagens indevidas e a importância da utilização do cinto de segurança, inclusive por passageiros do banco traseiro.