Polícia encontra celulares e armas em presídio de Santa Rita

Operação ‘pente-fino’ aconteceu na manhã deste sábado (28) e controu com a participação 63 homens entre agentes e policiais militares.

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e a Polícia Militar realizaram na por volta das 7h deste sábado (28) uma operação de segurança dentro do presídio de Santa Rita, na região metropolitana de João Pessoa. De acordo com a Seap a operação consistiu numa busca minuciosa nas instalações do sistema prisional. Após revistar todas as selas a Polícia Militar encontrou 10 aparelhos celulares, carregadores e acessórios dos aparelhos, facas artesanais e espetos.

Toda operação, batizada de Crepúsculo, terminou ao meio-dia deste sábado e contou com a coordenação o Major Barros, sub-gerente do Sistema Penitenciário, e a participação de 63 agentes, entre militares do Gate e Choque, integrantes do Grupo Penitenciário de Operações Especiais e agentes penitenciários de plantão. De acordo com o secretário, coronel Washington França, esse tipo de ação visa reforçar medidas já implementadas pela própria unidade penal, que é dirigida por Edna Veloso, além de fazer parte de um cronograma que integra o programa de contenção qualificada da Seap.

"Há que se reforçar, sobretudo, o caráter preventivo da ação integrada com a Polícia Militar, cujo objetivo maior é retirar do ambiente prisional objetos ilícitos que possam comprometer a segurança dos custodiados e de visitantes”, explicou o tenente-coronel Arnaldo Sobrinho, gerente Executivo do Sistema Penitenciário. Na sexta-feira (27), a penitenciária de Cajazeiras, no Sertão paraibano passou por uma operação semelhante. Na ocasião a Polícia Militar apreendeu 19 telefones celulares, carregadores, 277 gramas de maconha, facas e espetos artesanais.