ECONOMIA
Porto de Cabedelo atinge maior movimentação mensal da história com 172 mil toneladas
Porto registra um crescimento impulsionado pela importação de petcoke e combustíveis, além de investimentos que somam R$ 300 milhões.
Publicado em 05/04/2025 às 10:35 | Atualizado em 05/04/2025 às 11:05

O Porto de Cabedelo, na Paraíba, registrou a maior movimentação de cargas de sua história em março: 172.030 toneladas, segundo balanço da Companhia Docas da Paraíba.
O resultado, impulsionado por importações de petcoke (resíduo de carvão utilizado como combustível) e operações com combustíveis, supera marcas anteriores e consolida o complexo como um dos estratégicos do Nordeste.
Do total, mais de 90 mil toneladas correspondem a petcoke, importado principalmente para abastecer indústrias. Outras 64,9 mil toneladas foram de combustíveis, como gasolina, diesel e álcool.
No acumulado de 2024, o porto já soma 285 mil toneladas, com equilíbrio entre granéis sólidos (petcoke, trigo e malte) e líquidos.
LEIA TAMBÉM:
“Ao lado de todas as obras que terminaremos até o final de abril, batemos esse recorde para os 90 anos do nosso porto”, afirmou o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa.
O complexo também passa pelo maior programa de investimentos de sua história, com R$ 300 milhões em obras que não interromperam as operações.
Entre as intervenções, estão modernizações para ampliar a capacidade logística, consolidar rotas de cabotagem de contêineres e atrair novos tipos de carga.
Com as melhorias, o Porto de Cabedelo busca ampliar sua participação no transporte marítimo nacional e internacional.
Além de gerar emprego e renda, o complexo é visto como peça-chave para o desenvolvimento econômico da Paraíba, conectando mercados e dinamizando setores como indústria, combustíveis e agricultura.
Comentários