Premiê discursa no Rio+20

Segundo o premiê chinês, é preciso buscar a economia verde como um meio de promover o desenvolvimento sustentável em todos os países.

O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, disse em discurso na Rio+20, que práticas protecionistas devem ser “deixadas de lado” pelos países, na busca por uma economia verde no mundo.

Segundo o premiê chinês, é preciso buscar a economia verde como um meio de promover o desenvolvimento sustentável em todos os países e avançar na recuperação econômica.Informações da Agência Brasil.

Segundo Jiabao, a economia verde deve ser buscada pelos países de acordo com suas condições. E o resto do mundo deve apoiá-los.

Jiabao afirmou que a brecha entre países desenvolvidos e em desenvolvimento “aumenta cada vez mais”. O premiê destacou a necessidade de se reconhecer que os países estão em diferentes estágios e que, por isso, é preciso aceitar o princípio das responsabilidades comuns, mas diferenciadas, em que as nações mais ricas têm mais responsabilidade que as mais pobres no avanço do desenvolvimento sustentável.

O primeiro-ministro chinês disse que é preciso criar modos de transferência de tecnologia, aumentar o retorno sobre investimento das economias verdes e reduzir riscos associados à transição para uma economia verde.