Ração para gado irregular é apreendida pela PRF

Uso da ração para gado popularmente conhecida por ‘cama de galinha’  é proibido, PRF apreendeu 14 toneladas nesta quinta (12).

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na madrugada de ontem, durante uma blitz realizada na BR-230, próximo a cidade de Patos, um caminhão que transportava 14 toneladas de cama de frango. O veículo saiu de Carpina, Pernambuco, e seguia com destino a Sousa, no Sertão da Paraíba.

Nesse época de estiagem, quando o gado sofre com a falta de pastagem e os criadores enfrentam dificuldades para comprar ração para o rebanho, o produto, devido ao seu relativo baixo preço, acaba sendo uma das alternativas mais requisitadas.

Entretanto, desde 2004, sua comercialização e utilização são proibidos, devido ao risco da cama de frango provocar doenças no rebanho.

Oveterinário Filipe Rosado, responsável pelo setor de Fiscalização da Defesa Agropecuária da Paraíba, disse que não se pode admitir que haja a utilização do produto, devido à ameaça que ele representa para a saúde pública.

Ele alerta que a multa para quem utiliza a cama de galinha pode variar de R$ 500,00 a R$ 2 milhões. A cama de frango é resultante do material que forra o piso do local onde as aves são criadas.