Receita Federal apreende produtos contrabandeados no Terceirão

Receita Federal, Fisco e Polícia Federal fazem operação no Centro de João Pessoa nesta quarta-feira (15) para combater sonegação de impostos, pirataria e contrabando.

Karoline Zilah
Com informações de Valéria Sinésio, do Jornal da Paraíba

A Receita Federal, em parceria com o Fisco Estadual e com o apoio da Polícia Federal, desencadeou uma operação no Shopping Terceirão, no Centro de João Pessoa, por volta das 6h15 desta quarta-feira (15). O objetivo é recolher mercadorias de origem estrangeira que estão em situação irregular no Brasil através do contrabando.

Os mandados de busca e apreensão cumpridos pela Receita foram expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal da Paraíba contra 29 estabelecimentos do Terceirão. Os alvos da fiscalização são mercadorias que não tenham nota fiscal. Nem todos os boxes do centro comercial estão sendo inspecionados.

Participam da operação 70 servidores da Receita Federal e 22 policiais federais de apoio. Devido ao grande volume de produtos apreendidos, foi necessário fechar a rua Duque de Caxias, onde fica localizado o centro comercial.

A operação, denominada São Nicolau, tem o apoio de dois caminhões do tipo baú, onde as mercadorias estão sendo armazenadas. A chegada dos policiais e agentes causou tumulto entre os comerciantes, que protestam contra a retenção de seus produtos.

Em entrevista à rádio 101 FM, alguns dos proprietários dos estabelecimentos disseram que prejuízo de uma operação como esta é ainda maior nesta temporada de fim de ano, já que os estoques foram reforçados. Eles também argumentam que trabalham legalmente no Terceirão o ano todo.

O O Shopping Centro Terceirão foi inaugurado em 1999 na rua Duque de Caxias. Sua estrutura é composta por boxes de comerciantes autônomos. O empreendimento é conhecido por comercializar aparelhos eletrônicos, celulares, CDs, DVDs, produtos de informática e confecções.

Atualizada às 8h39