Recenseadores paralisam atividades e reivindicam melhores condições de trabalho, em João Pessoa

Algumas outras reclamações da categoria são: o atraso de três semanas no pagamento do treinamento e a não informação prévia das taxas e valores dos setores,

Recenseadores reunidos na sede do IBGE, em João Pessoa Foto: Arquivo pessoal/Natália Machado

Recenseadores paralisaram as atividades nesta quinta-feira (1º), em João Pessoa. Os profissionais se reuniram em frente à sede do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que fica no centro histórico da capital paraibana. O movimento, que é nacional, reivindica melhorias nas condições de trabalho e liberação de salários atrasados.

Conforme a recenseadora paraibana Natália Machado, existem alguns profissionais que estão a mais de 15 dias sem receber o dinheiro de um trabalho que já foi realizado. Para além da questão financeira, Natália explicou que os recenseadores ainda sentem uma “complicação com a população”, levando em consideração que a etapa de trabalho deles foi “mal divulgada”.

“A gente sente essa complicação em relação a população querer atender o recenseador. [Além disso] a gente não tem EPI [Equipamento de Proteção Individual] para trabalhar, a gente não tem ajuda de custo de transporte que foi prometido pra gente”, lamentou.

Algumas outras reclamações dos recenseadores são: o atraso de três semanas do pagamento do treinamento, a não informação prévia das taxas e valores dos setores, a não liberação do pagamento mesmo com a maior parte de um setor concluído, o não recebimento de ajuda para alimentação e a necessidade de voltar mais de quatro vezes na mesma casa em casos de ausência.

O IBGE da Paraíba informou, por meio de nota, que uma reunião com o superintendente do órgão foi marcada para a tarde desta sexta-feira (2). Disse, ainda, que “mais de 99% dos problemas de atraso no pagamento dos recenseadores já foram sanados desde a semana passada”.

De acordo com a pauta nacional dos recenseadores, a paralisação das atividades deve terminar no fim da tarde desta quinta-feira.