Região Norte registra 1ª morte pela gripe A

Jovem de 24 anos estava internado em hospital de Porto Velho, em Rondônia. Ainda não se sabe como ele foi contaminad com a nova gripe.

Do G1

O Comitê de Enfrentamento contra a Gripe Influenza A, do Governo de Rondônia, confirmou a primeira morte pela nova gripe no estado e na Região Norte.

A presidente do comitê, a biomédica Mirlene Moraes de Souza, disse ao G1 que a vítima é um jovem de 24 anos, que morreu na segunda-feira (10). Ele morava no interior, mas foi transferido para a capital após apresentar agravamento nos sintomas e estava internado na UTI do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) havia 11 dias.

O rapaz foi o segundo caso da doença confirmado em Rondônia. Ainda não se sabe como ele foi contaminado. De acordo com Mirlene, o primeiro registro foi de uma pessoa que mora no Japão e apresentou os sintomas quando visitava a família, no Brasil. Os exames que confirmaram o diagnóstico foram feitos em São Paulo.

Mirlene afirmou que foram notificados 25 casos suspeitos da doença no estado. Desse total, dois foram confirmados e sete tiveram resultado negativo. Os outros pacientes aguardam resultado do exame.

No país

Na terça-feira (11), o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou que, até 9 de agosto, foram confirmadas 192 mortes em todo o país. Esses casos foram registrados em São Paulo (75), Rio Grande do Sul (44), Paraná (42), Rio de Janeiro (24), Santa Catarina (3), Paraíba (1), Pernambuco (1), Bahia (1) e Minas Gerais (1).

Na quinta-feira (12), o Ministério da Saúde divulgou balanço em que o Brasil aparece como o terceiro país com maior número de mortes pela nova gripe no mundo, atrás apenas de Estados Unidos (436) e Argentina (338).

Os números oficiais são divergentes dos já anunciados pelos governos estaduais, por problemas na atualização dos dados.