Relatório diz que governo Sírio tortura prisioneiros

Relatório da Anistia Internacional é baseado em depoimentos e testemunhos. Entre as vítimas da tortura estão crianças.

Relatório da Anistia Internacional mostra que pessoas detidas pelas autoridades sírias estão sendo sistematicamente torturadas, segundo Agência Brasil com BBC Brasil. O grupo de direitos humanos diz que oficiais estão utilizando técnicas que incluem suspender e espancar os prisioneiros com os punhos e com a parte traseira de armas. Muitos que deram testemunhos à Anistia disseram que crianças estão entre as vítimas de tortura.

As autoridades sírias negam as acusações.

"Os testemunhos que ouvimos dão esclarecimentos perturbadores sobre um sistema de detenção e interrogatórios que, um ano após o início dos protestos, parece ser destinado principalmente a degradar, a humilhar e a aterrorizar as vítimas para que fiquem em silêncio", disse Ann Harrison, do Programa de Oriente Médio e Norte da África da Anistia Internacional.

A organização diz ainda que seu relatório, intitulado Eu Queria Morrer, é baseado em testemunhos coletados durante visita à Jordânia em fevereiro, quando os pesquisadores falaram com dezenas de pessoas que haviam deixado a Síria. Cerca de 25 dos entrevistados disseram ter sido torturados ou maltratados durante a prisão, aponta o documento.