Sai relação dos projetos aprovados para o II Festival de Arte e Cultura na Escola

Foram selecionados 231 projetos, registrando quase 50% a mais que o número de selecionados em 2017.

Sai relação dos projetos aprovados para o II Festival de Arte e Cultura na EscolaA Secretaria de Estado da Educação (SEE) homologou nesta terça-feira (17) os projetos aprovados nas 14 Gerências Regionais de Educação (GREs) para participarem do Arte em Cena: Festival de Arte e Cultura na Escola/2018. O festival está na sua segunda edição com o tema “Juventude Conectada”. Foram selecionados 231 projetos, registrando quase 50 por cento a mais que o número de selecionados em 2017, que foi de 158 trabalhos aprovados.

O objetivo do festival é fomentar ações que promovam o encontro entre o projeto pedagógico das escolas de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino e experiências culturais e artísticas das comunidades locais, contemplando a diversidade artística, cultural, bem como promover o acesso a diversas formas de linguagens artísticas na vivência escolar.

Para a secretária executiva de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, a adesão de quase 50 por cento a mais na participação das escolas, em relação ao Festival de 2017 demonstra o nível de aceitabilidade do evento nas escolas da Rede Estadual. “O Festival Arte em Cena já tem uma marca de identidade forte no trabalho das escolas, que vem se modificando, com melhora na qualidade dos projetos apresentados em 2018 e consequentemente com maior nível de participação de alunos e professores”, destacou Roziane, acrescentando que a expectativa da SEE é que esses projetos oportunizem alunos e professores, para que possam desenvolver seu trabalho de arte e socializar na Rede de Ensino, o que há de melhor em termos de produção artístico-cultural.

Duas etapas

Participam do evento as escolas de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino, sendo facultada apenas uma inscrição por escola. O festival acontecerá em duas etapas, sendo a primeira na Gerência Regional de Educação (GRE) a qual a escola está vinculada, no período de 07 a 25 de maio, e a segunda na cidade de João Pessoa, ou etapa estadual, que será realizada em agosto – Dia do Estudante, no Espaço Cultural José Lins do Rego. Serão premiados trabalhos em cinco modalidades, tais como: Artes Visuais, Teatro, Música, Dança e Literatura.

A divulgação dos resultados estará disponível no site: www.paraiba.gov.br/educacao, na aba “ARTE EM CENA: II FESTIVAL DE ARTE E CULTURA NA ESCOLA”. Os estudantes que alcançarem o primeiro lugar, por modalidade, serão premiados com medalhas. As escolas participantes da Etapa Estadual receberão certificados de mérito e participação. O professor/regente/coreógrafo/orientador/coordenador do projeto e responsável pelos estudantes também receberá certificado de participação.

O Festival, em sua etapa Regional e Estadual, será de responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Funesc e Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer.

As dúvidas devem ser enviadas para o e-mail: festivaldeartes2018@gmail.com.