Secretário de Belém, na Paraíba, mata ex-esposa: o que se sabe sobre o caso

Betinho Barros, de 38 anos, assassinou a ex-esposa a tiros e tirou a própria vida em seguida.

Rayssa Kathylle de Sá Silva, de 19 anos, foi morta a tiros dentro da casa da mãe, no centro de Belém.

Rayssa Kathylle de Sá Silva, de 19 anos, foi vítima de um feminicídio no início da noite desta quinta-feira (21), em Belém, no Agreste da Paraíba. Segundo informações da Polícia Civil, Oberto Nóbrega de Barros Oliveira, conhecido como Betinho Barros, de 38 anos, matou a ex-esposa a tiros, e tirou a própria vida em seguida.

O crime aconteceu  na casa da mãe da vítima, no centro da cidade, por volta das 18 horas. O casal estava em processo de divórcio, mas já estava vivendo separados. A polícia não sabe como ele teve acesso a casa. 

O autor do crime era ouvidor público e Secretário de Comunicação da prefeitura do município de Belém.

Secretário de Belém, na Paraíba, mata ex-esposa: o que se sabe sobre o caso
Betinho Barros, de 38 anos, é acusado de matar ex-esposa, em Belém.

Jovem pediu medida protetiva

A vítima denunciou e pediu medidas protetivas contra o acusado no dia 13 de setembro, na Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Guarabira. Ela afirmou que o acusado não aceitou a separação e a perseguia com telefonemas e mensagens de texto. 

A jovem recebeu várias ligações no momento em que denunciou o crime na delegacia. O investigador que estava registrando o boletim atendeu um dos telefonemas e avisou para o acusado que ele deveria parar de tentar manter contato com a vítima, porque se desobedecesse, o servidor pediria também a prisão preventiva do acusado. 

Betinho Barros não se intimidou e continuou enviando mensagens de texto: “Tu tá aonde? Diga a ele que pode pedir a prisão. Mostre a foto de onde você está. Tu acha que eu caio nessa? Agora tu espera, não tem mais volta, estou vendendo as coisas já”.

Rayssa também relatou que antes da denúncia recebeu mensagens com ameaças a sua vida e xingamentos.

“Vou matar você e deixar sua filha sem mãe e sem pai. Vou na sua universidade pegar você lá. Estou vendendo os móveis da casa para comprar uma arma e lhe matar. Estou ficando descontrolado”, registrou o documento.

A Justiça da Paraíba expediu a medida protetiva de urgência no dia seguinte ao registro do boletim de ocorrência, dia 14 de setembro. O juiz determinou o afastamento do acusado do lar ou local de convivência da vítima, proibindo que ele se aproximasse da vítima e estabeleceu um limite mínimo de 200 metros. O acusado também foi proibido de manter contato com a vítima por meio de ligações telefônicas e envio de mensagens por celular (SMS), e-mail e outras.

Prefeitura de Belém decretou luto por secretário

A Prefeitura de Belém decretou luto oficial por três dias pela morte de Betinho Barros, que atuava como Secretário de Comunicação do município. A prefeita do município é Aline Barbosa de Lima, conhecida por Dona Aline (PDT).

Em publicação divulgada no perfil oficial da prefeitura, a gestão municipal decreta luto “pela partida precoce e inesperada” do acusado e da vítima Rayssa Kathylle. A postagem, que deseja solidariedade à família e amigos do secretário, em especial a mãe e ao irmão, também manifesta sentimentos aos familiares e amigos de Rayssa.

A Câmara Municipal de Belém também lamentou a morte do secretário nas redes sociais. Em seguida, também lamentaram a morte da vítima.

Betinho Barros, que já foi vereador de Belém, foi velado com honras na Câmara Municipal, nesta sexta-feira (22), antes de ser sepultado na cidade.

A vítima foi velada e sepultada no município de Guarabira, em um cemitério particular.