SP ganha ambulatório exclusivo para travestis e transexuais

Segundo secretaria, centro terá profissionais especializados.
Para presidente de associação, espaço é “pontapé inicial”.

Do G1

Às vésperas da 13ª edição da Parada do Orgulho LGBT, que será realizada no domingo (14), em São Paulo, a cidade ganha um ambulatório dedicado exclusivamente a travestis e transexuais. A inauguração está prevista para o início da tarde desta terça-feira (9) e, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, este é o primeiro ambulatório do Brasil que vai contar com profissionais especializados e preparados para lidar com a saúde e demandas desses grupos.

“A gente recebeu a chegada desse ambulatório com muita felicidade. É um pontapé inicial para que outras cidades façam o mesmo”, diz Alexandre Santos, presidente da Associação da Parada do Orgulho de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Travestis e Transexuais.

Segundo ele, a vantagem do ambulatório exclusivo para travestis e transexuais começa na recepção. “Em outros ambulatórios, alguns funcionários não sabem lidar com detalhes, como a questão do nome”. Mas é no atendimento médico que está o principal benefício, pois, segundo Santos, haverá urologista e endocrinologista especializado, por exemplo.

Preservativos

Um milhão de preservativos serão distribuídos pela Secretaria de Estado da Saúde nos próximos dias até a realização da 13ª Parada do Orgulho LGBT, no domingo (14).

Além disso, em alguns pontos da capital serão realizados teste de diagnóstico rápido de HIV. O objetivo é orientar a população e prevenir o contágio com o vírus transmissor da Aids, entre outras doenças sexualmente transmissíveis.