icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Suspeita de vandalizar Estátua de Iemanjá, em João Pessoa, é identificada

Segundo promotora do MPPB, mulher aparentava estar em surto no momento em que quebrou proteção de vidro do monumento.

Publicado em 21/09/2026 às 9:46 | Atualizado em 21/09/2026 às 10:14


					Suspeita de vandalizar Estátua de Iemanjá, em João Pessoa, é identificada
Imagem de Iemanjá é alvo de vandalismo, em João Pessoa. Arquivo pessoal/Laerte Cerqueira.

A mulher suspeita de vandalizar a estátua de Iemanjá, na orla do Cabo Branco, em João Pessoa, foi identificada. A informação foi confirmada pela promotora de Justiça Fabiana Lobo, do Ministério Público da Paraíba (MPPB), à Rádio CBN, nesta segunda-feira (21).

Segundo a promotora, a mulher aparentava ter transtornos mentais e estaria em surto no momento do ato, ocorrido na madrugada deste sábado (19). Uma câmera de segurança registrou a suspeita lançando uma pedra contra a proteção de vidro que envolve a imagem.

Com a identificação da suspeita, o caso passa a ser investigado por meio de um inquérito policial, que deve apurar as circunstâncias do vandalismo, a condição de saúde da mulher e a motivação do ato.

MPPB acompanha investigação

O Ministério Público da Paraíba instaurou uma notícia de fato para acompanhar a apuração. O procedimento é conduzido pela 46ª Promotoria de Justiça da Cidadania e dos Direitos Fundamentais, sob responsabilidade da promotora Fabiana Lobo.

A notícia de fato havia determinado que a Secretaria de Segurança Pública do Município de João Pessoa enviasse imagens da ação ao Ministério Público. Segundo o secretário municipal de Segurança Urbana e Cidadania, João Almeida, as imagens também foram encaminhadas à Polícia Civil.

O caso passou a ser acompanhado pelo MPPB também sob o aspecto da liberdade religiosa. No entanto, a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de João Pessoa informou que, em uma análise preliminar das imagens, não havia elementos que caracterizassem o episódio como intolerância religiosa.

Segundo a coordenadoria, as imagens indicam inicialmente uma ação de vandalismo, mas as circunstâncias ainda serão investigadas pelas autoridades.


					Suspeita de vandalizar Estátua de Iemanjá, em João Pessoa, é identificada
Estátua de Iemanjá teve vidro vandalizado. Foto: Ana Beatriz Rocha/TV Cabo Branco.. Jornal da Paraíba

Histórico de vandalismo

A estátua de Iemanjá é um símbolo das religiões de matriz africana em João Pessoa. A orixá é cultuada no candomblé e na umbanda, e a praça onde o monumento está instalado é ponto tradicional de oferendas e celebrações.

A estátua já havia sido vandalizada outras vezes. Em 2013, a cabeça e as mãos da imagem foram arrancadas e, em 2016, a estátua foi novamente decapitada.

A Praça de Iemanjá passou por uma revitalização e foi entregue em setembro de 2025. A obra teve orçamento de R$ 662,7 mil.

Segundo a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de João Pessoa, a gestão municipal está providenciando a recuperação e substituição dos vidros danificados.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp