Tema da redação do Enem 2023 é ‘Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil’

Na Paraíba, 124.519 inscrições foram registradas. As provas estão sendo aplicadas em 55 municípios paraibanos.

Estudos para o Enem.

O tema da redação do o Enem 2023 é “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na tarde deste domingo (5), primeiro dia de aplicação das provas.

Na Paraíba, 124.519 inscrições foram registradas. As provas estão sendo aplicadas em 55 municípios paraibanos. No estado, são 374 locais de prova e 4.363 salas de aplicação.

As mulheres são maioria entre os inscritos na Paraíba. Elas foram 73.530 inscrições, enquanto 50.989 homens se inscreveram.

Em João Pessoa, 50.721 candidatos se inscreveram. Já em Campina Grande, foram 19.362 inscritos.

Em todo o Brasil, quase 4 milhões de candidatos se inscreveram no exame. Em relação ao ano passado, houve um aumento de 13,1% no número de inscrições, já foram 3.476.226 inscritos em 2022.

Ao todo, são 9.399 locais de prova e 132.456 salas de aplicação, em 1.750 municípios em todo o país.

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Além disso, se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo Financiamento Estudantil (Fies).

O que é o Lá Vem o Enem

Idealizado pela Rede Paraíba, o Lá Vem o Enem é o maior projeto regional de preparação para as provas do Enem.

Neste quinto ano, as TVs Cabo Branco e Paraíba, a CBN Paraíba, a Cabo Branco FM, o g1 Paraíba, o Jornal da Paraíba e o site Lá Vem o Enem estão produzindo conteúdos que informam os candidatos, além de abrir espaço para que professores possam compartilhar assuntos que podem cair nas avaliações que selecionam alunos para as universidades e faculdades brasileiras.

Quer ter acesso a mais conteúdos que podem te ajudar a se dar bem no Enem e conseguir a tão sonhada aprovada na educação superior? Fica de olho no projeto  Lá Vem o Enem, que tem material focado pra facilitar a vida de quem tá se preparando para o exame.