Tempestade deixa mais de 100 mil desalojados

Tempestade provocou ventos de até 75 km/h na Índia e deixou mais de 100 mil pessoas desabrigadas.

Mais de 100 mil pessoas foram forçadas a deixar suas casas ontem, com a chegada de uma tempestade tropical ao sul da Índia.

As autoridades indianas registraram pelo menos duas mortes – pessoas tragadas pelo mar revolto. No vizinho Sri Lanka, outras dois moradores também morreram, um atingido por uma árvore e outro por afogamento.

Especialistas afirmam a tempestade provocou ventos de até 75 km/h na Índia, o suficiente para devastar casas e arrancar árvores no sul do país.

Milhares de pessoas foram deslocadas para mais áreas mais seguras no Estado de Andha Pradesh, e em Chennai, capital de Tamil Nadu, a prefeitura transformou 282 escolas em abrigos públicos.

As atividades portuárias foram suspensas nesse Estado, e dezenas de embarcações foram transferidas para pontos de menor risco. As autoridades também orientaram os pescadores da região a permanecer em terra.

Há expectativa de chuvas fortes pelas próximas 24 horas, com grandes chances de inundações em Andha Pradesh e Tamil Nadu, segundo o Departamento Meteorológico da Índia.

MORTES NO HAITI
As autoridades haitianas elevaram ontem para 54 o número de mortos pela passagem da tempestade Sandy no final de semana, ante 52 da estimativa anterior, em meio a preocupações que a devastação provoque um aumento dos casos de cólera no país. Em todo o Caribe, as mortes provocadas pelo fenômeno meteorológico totalizam 71.

O governo do Haiti, um dos países mais pobres do mundo, deve revisar o número de vítimas à medida que os alagamentos começarem a ceder, permitindo que os funcionários públicos viajem pelo restante do território atingido. Há pelo menos 21 desaparecidos, que não constam dessa estimativa.