icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Tirar carteira de habilitação demora até um ano na Paraíba

Espera para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem sido de dois meses a um ano por conta da crescente demanda.

Publicado em 09/09/2012 às 16:00 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:29

O tempo de espera para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem sido de dois meses a um ano por conta da crescente demanda, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/PB).

De acordo com o diretor da 1ª Ciretran, em Campina Grande, Francisco Clementino Sousa, as quase 28 mil CNHs definitivas que o órgão emitiu em 2011 em todo o Estado poderiam ser bem mais, mas conforme sua avaliação, o trabalho tem ocorrido no limite das condições.

“Há uma série de fatores que impedem o aumento de emissões das carteiras. Passa pelo número de funcionários que temos que é reduzido e, principalmente, a grande demanda já que atendemos dezenas de cidades da região”, disse.

Dados do setor de estatística do órgão apontam que até julho de 2012, 688.605 motoristas foram habilitados para dirigir, sendo a maioria em João Pessoa (257.217) e Campina Grande (125.100).

Mas, quem poderia ter aumentado essa estatística era Viliane Ramos, 35, e Laerte Lima, 18, que já estão há alguns meses na corrida para retirar a carta de condutor. Reprovados em pelo menos uma das fases do processo, eles apontam a demora como um dos fatores primordiais para que seja tão longo o processo para conquistar a Carteira Nacional de Habilitação.

“No final de setembro eu vou completar um ano que comecei os testes, e se eu não conseguir terminar vou perder o dinheiro que investi. Acabei sendo reprovada no teste de percurso da prova de baliza, e demora muito para remarcar os retestes”, disse Viliane Ramos, que já está na terceira tentativa.

Já Laerte apontou que o método de avaliação não ajuda os candidatos, pois para concluir qualquer fase do processo eles acabam enfrentando longas filas.

“Se for para fazer o teste psicotécnico tem fila, se é a prova da baliza forma uma fila de carro para entrar na pista, além da grande quantidade de pessoas que ficam esperando a vez. Acho que poderia ser criado um método mais dinâmico para que nós não demorássemos tanto tempo para tirar a carteira”, ponderou Laerte Lima.

Segundo o diretor da 1ª Ciretran, em Campina Grande, Francisco Clementino Sousa, a marcação dos retestes leva um tempo porque faz parte do próprio sistema operacional liberar a inscrição do candidato, enquanto que a formação de longas filas é devido à grande quantidade de pessoas que diariamente procuram o Detran para iniciarem a retirada da CNH.

“Se um candidato é reprovado em algum teste, automaticamente ele vai ter que esperar 15 dias para o sistema liberar a inscrição”, acrescentou o diretor.

Já sobre as filas de espera, como por exemplo, nos testes psicotécnicos, ele destacou que a limitação na quantidade de profissionais de psicologia que corrigem os testes é o que leva à demora.

“Hoje nós temos 11 psicólogos e cada um só pode examinar dez testes. Isso limita já que a demanda é grande. Antigamente cada um corrigia mais de 100, só que hoje isso não é mais possível por conta do acordo com o Sindicato dos Psicólogos da Paraíba”, justificou o diretor da 1ª Ciretran.

É importante saber

Quem pode participar do Habilitação Social

- Pessoas com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo;
- Desempregadas há mais de um ano;
- Beneficiários do Programa Bolsa Família;
- Alunos da rede pública ou dos programas Pró-Jovem e Brasil Alfabetizado;
- Pessoas egressas e liberadas do sistema penitenciário;
- Trabalhadores com renda mensal de até 1,5 salário mínimo;
- Beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA);
- Ser penalmente imputável;
- Saber ler e escrever;
- Possuir CPF;
- Comprovar domicílio no Estado da Paraíba;
- Não estar judicialmente impedido de possuir a CNH.

Primeira Habilitação

Você vai precisar:
- Ser maior de 18 anos;
- Saber ler e escrever;
- Original e cópia da Identidade, CPF e comprovante de residência no Estado de origem, ou se imóvel alugado, apresentar xerox do contrato do imóvel;
- 1 (uma) Fotografia 3x4 colorida, de fundo branco.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp