Tumulto em escola de Campina

De acordo com os pais de dois alunos da Escola Estadual Anésio Leão, os filhos, que estavam sem farda, foram retirados de sala pela PM.

Uma ação da direção da Escola Estadual Professor Anésio Leão, no bairro da Palmeira, em Campina Grande, na tarde da última quinta-feira, revoltou os familiares de dois estudantes da unidade de ensino.

Funcionários da escola teriam solicitado o apoio da Polícia Militar para retirar dois adolescentes de 15 anos da sala de aula porque eles não estavam usando o fardamento exigido pela direção. Os alunos teriam se recusado a deixar a escola e, segundo familiares, teriam sido agredidos pela polícia.

Conforme informações do pai de um dos estudantes, o soldador Orlando Pereira de Lima, a família não recebeu nenhum comunicado para comparecer à escola no intuito de resolver o problema.

“Ao invés de chamar a gente, chama a polícia para tirar meu filho da sala de aula. Trataram ele como se fosse bandido. O fardamento dele estava sujo e ele não ia faltar aula por isso. Eu sou um pai presente, a direção deveria chamar a polícia para cuidar de outros problemas mais graves, a exemplo do uso de drogas”, informou o soldador.

A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA tentou contato com a direção da unidade, mas não obteve êxito.

Porém, a gerente 3ª Região de Ensino de Campina Grande, professora Sandra Fátima, disse que uma inspeção será encaminhada à Escola Estadual Anésio Leão, no intuito de averiguar as acusações apresentadas pelos pais dos alunos.

“É preciso saber o que aconteceu, antes de mais nada. Nossa inspeção vai ao local para averiguar o caso e nós iremos aguardar a conclusão para tomarmos as devidas providências.

Caso seja confirmada a agressão aos adolescentes, a direção da escola será chamada para prestar esclarecimentos, bem como ouviremos as famílias dos estudantes. Apenas em último caso será implantado processo administrativo”, explicou Sandra Fátima.

O caso foi registrado ontem pelos pais no Conselho Tutelar do município, assim como na Polícia Civil, que deverá apurar as denúncias. Já o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Campina Grande, tenente-coronel Souza Neto, informou que a responsabilidade é da direção da escola que solicitou a ação da polícia para retirada dos alunos de sala de aula. “Neste caso, a ação da diretoria da escola deveria ter chamado os pais para efetuar a retirada dos alunos que estariam sem fardamento.

Porém, ainda que não seja confirmada a agressão aos estudantes, a polícia está orientada a manter a ordem nas instituições, mesmo em casos onde há resistência”, explicou o comandante .