icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

UFCG desenvolve software para inquéritos da PF

Sistema de inquérito eletrônico permitirá redução no uso de papel e irá facilitar o acesso as informações.

Publicado em 28/04/2012 às 6:30

O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz, inaugurou ontem o Laboratório de Práticas de Software (SPLab). Com uma infraestrutura de mais de 700 m², o laboratório custou mais de R$ 1 milhão, com recursos oriundos da UFCG e de outras instituições federais.

O SPLab é um laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) onde se desenvolvem pesquisas na área de engenharia de software.

“Nosso foco permeia as práticas de desenvolvimento e evolução de sistemas de software, os programas de computador”, explica o coordenador do SPLab, Dalton Serey.

Um dos softwares desenvolvidos atualmente pelo SPLab é para a Polícia Federal. “O e-Pol é um sistema de inquérito eletrônico centrado na web, que permitirá além de reduzir o uso de papel, disponibilizar a informação de investigação para toda a Polícia Federal de forma eletrônica”, explica Serey.

Desenvolvido desde o início de 2011, o software vai entrar em fase de testes nas cidades de Brasília, João Pessoa, Natal e Campina Grande.

O programa irá auxiliar os investigadores na apuração de crimes como tráfico de drogas, prostituição infantil, estelionato e outras fraudes.

A expectativa é que dentro de três anos ele esteja em pleno funcionamento em todo o Brasil.

O projeto conta com a participação de 25 pesquisadores - entre estudantes de graduação e pós-graduação, professores e profissionais contratados pelo projeto – da UFCG e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

“Com a inauguração do laboratório, nossa expectativa é expandir nossos projetos em parcerias com empresas privadas e institutos governamentais. Com isso, atrairemos mais recursos para nossa universidade e para as pesquisas desenvolvidas aqui.

Sem falar na ampliação da cooperação com outros centros”, ressalta Dalton Serey.

Atualmente, o SPLab tem parcerias com institutos do Canadá, da França, da Inglaterra, além de projetos com as universidades federais de Pernambuco, Bahia e Minas Gerais.

“É com muita satisfação que inauguramos obras no Centro de Engenharia Elétrica e Informática, um centro que alavanca o nome da UFCG e contribui para o desenvolvimento científico e tecnológico do nosso país”, disse Thompson Mariz.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp