icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

34,2% das ruas de JP não são pavimentadas

Dados da Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa mostram que das 6.852 ruas existentes da cidade, 2.350não são pavimentadas.

Publicado em 28/12/2013 às 6:00 | Atualizado em 17/05/2023 às 12:20

Em João Pessoa, 34,2% das ruas não possuem pavimentação, totalizando 2.350 das 6.852 existentes da cidade, segundo a Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra). Entre os bairros onde a situação é ainda mais crítica estão os novos conjuntos habitacionais, tais como o Residencial Irmã Dulce e bairros periféricos, a exemplo do Cidade Verde e Portal do Sol.

No conjunto Cidade Verde, um dos maiores da capital, as vias onde transitam ônibus estão asfaltadas, no entanto, muitas precisaram ser recapeadas duas vezes, porque a primeira ação foi realizada antes dos trabalhos de esgotamento sanitário.

Uma delas é a rua Professor João Dehon de Araújo Pontes, próximo à penitenciária de segurança média de Mangabeira. De acordo com a moradora Luzia Carvalho, de 43 anos, o calçamento e asfalto foi realizado após cinco anos de reivindicação dos moradores, mas foi quebrado cerca de um ano depois de feito para realização de obras de esgotamento.

A estudante Gabriela Monteiro de Almeida, de 13 anos, conta que sofreu bastante com a quebra do pavimento, que passou cerca de 2 meses com a via aberta levando poeira e odores para as casas.

“Na minha casa fornecemos alimentação, serviços de quentinhas o que tornou nossos problemas ainda maiores. Quando achávamos que o problema de poeira tinha sido resolvido, o Governo do Estado apareceu e quebrou tudo.

Entendemos que a ação era necessária porque o esgoto vivia entupindo ao ser composto por fossa e esse problema hoje não existe, mas acho que as ações deveriam ser conjuntas para que não se gaste o dinheiro da gente duas vezes para o mesmo resultado”, afirmou.

Ainda no bairro Cidade Verde, com exceção das vias onde transitam ônibus, todas as demais ruas são de barro ou areia fofa, o que provoca bastante poeira e causa transtorno aos moradores, mesmo após quase 10 anos de sua criação. A dona de casa Evoneide de Melo Luna, de 44 anos, reside na rua Luiz Joaquim de Araújo há seis anos e espera desde então que o calçamento seja feito. Enquanto isso, o drama vai se repetindo.

“Em dias quentes como o de hoje sofro com problemas respiratórios, sinto muito cansaço, é um inferno. Já quando chega o período de chuva, o problema é lama e buraco que prejudicam tanto o acesso à minha casa quanto a qualquer outro lugar, como a Unidade de Saúde da Família, a farmácia. Isso aqui fica intransitável”, lamentou.

De acordo a assessoria de comunicação da Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa, a expectativa é que em 2014, entre 500 e 600 ruas sejam pavimentadas em João Pessoa, isso inclui calçamento e asfalto. Segundo o secretário Ronaldo Guerra, em maio deste ano a prefeitura da capital encaminhou uma lista de ruas para pavimentação ao Ministério das Cidades e aguarda aprovação para dar início à licitação e consequente início das obras.

“A aprovação de parte dos recursos já foi anunciada, no entanto, na prática esses valores ainda não estão na conta da prefeitura. Após a liberação de fato desses recursos, os projetos ainda serão analisados pela Caixa Econômica Federal e novamente pelo Ministério das Cidades. A previsão é que o inicio das obras seja em 2014, mas não é possível, nesse momento, precisar o mês”, disse.

EM CAMPINA GRANDE, QUASE 800 RUAS NÃO SÃO CALÇADAS

Após mais de R$ 10 milhões investidos ao longo desse ano e a conclusão da pavimentação em 40 ruas distribuídas nos bairros do Jardim Paulistano, Jardim Vitória e Novo Horizonte, além de parte da Alça Sudoeste e do Complexo Jurídico, Campina Grande ainda conta com um déficit de quase 800 ruas que não são calçadas.

De acordo com a coordenadoria de Obras e Planejamento, esse número representa 20% do total de vias da cidade que ainda não foram pavimentadas.

De acordo com José Benício, coordenador de Obras e Planejamento da Prefeitura de Campina Grande, nos próximos três anos a intenção é pavimentar pelo menos cerca de 160 ruas ao longo desse período para que o déficit seja diminuído. Contudo, ele afirmou que não será fácil atingir essa meta, já que é preciso reunir muitos recursos para a realização desse tipo de serviço. Mesmo assim, ele se mostrou otimista e classificou a cidade como uma das mais calçadas do Estado.

“Campina Grande tem a maioria de suas ruas pavimentadas. São praticamente 80% delas. Os outros 20%, que são entre 700 e 800 vias, nós estamos trabalhando pavimentar gradativamente. Dependemos na maioria das vezes de recursos federais, e ainda há muitos casos onde não podemos calçar porque falta obra de esgotamento sanitário, que não é muito comum ser feita pela prefeitura por conta do alto valor. Mesmo assim, a cidade é uma das que tem mais vias calçadas na Paraíba”, disse.

Para o ano de 2014 o coordenador apontou que o bairro do Distrito dos Mecânicos deverá ser uma das áreas contempladas para as obras de calçamento, além também da Ramadinha.

Em São Januário, próximo a Bodocongó, também serão beneficiadas, já que em algumas localidades estão em curso trabalhos nas áreas de Canal. “Vamos pavimentar a rua João Walling, no Distrito dos Mecânicos, área próxima ao Motel Saara. Há outras ruas que também daremos atenção que fica nessa localidade, além das do bairro da Ramadinha, e em São Januário, que são áreas que estão ganhando melhorias com as obras de Canal”, confirmou o coordenador. (Givaldo Cavalcanti)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp