icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

3,5 mi de atendimentos nas Casas da Cidadania

Número de atendimentos nas Casas da Cidadania do Estado saltaram de 1,4 milhão para 3,5 milhões durante 2013.

Publicado em 18/12/2013 às 6:00 | Atualizado em 11/05/2023 às 15:29

As 12 Casas da Cidadania existentes na Paraíba atenderam este ano 3,5 milhões de usuários até o último dia 13. De acordo com Kaithia Portela, assessora operacional das Casas da Cidadania, o aumento de 150% com relação a 2012, quando foram atendidas 1,4 milhão de pessoas, deve-se a inauguração de cinco novas unidades no Estado e ampliação da quantidade de serviços ofertados à população.

Criadas em 2001, as Casas da Cidadania oferecem a prestação de serviços de vários órgãos do governo federal, estadual, municipal e da iniciativa privada, em um único ambiente, sendo os serviços da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (AETC-JP), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Instituto de Polícia Científica (IPC) os mais procurados na segunda unidade mais antiga, localizada no Shopping Tambiá, na capital.

De acordo com Givanildo Melo, gerente operacional da unidade, este ano o box de serviços da AETC-JP foi o campeão de atendimento,com 196.192 pessoas atendidas. O Detran, embora tenha passado quatro meses sem operar na unidade por conta de uma reforma, prestou serviços a 53.537 pessoas. O IPC segue em terceiro lugar, com 35.660 usuários atendidos até a manhã de ontem.

A dona de casa Kaline Neves do Nascimento Rodrigues, de 27 anos, esteve na Casa da Cidadania do Tambiá, na manhã de ontem, para retirar um novo registro de identidade, agora com o nome de casada. Moradora do bairro do Alto do Mateus, ela disse que escolheu a unidade do centro por ser mais cômoda e confortável. “Eu casei há três anos, no entanto, apenas agora decidi adotar o sobrenome do meu esposo por uma questão de necessidade, para a retirada de um empréstimo. Embora seja fim de ano e eu saiba que muita gente também busca o serviço, eu optei pela Casa da Cidadania pela segurança e agilidade.

Sei que ainda hoje terei o documento em mãos”, afirmou.
Gerenciado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), cinco novas Casas da Cidadania foram inauguradas este ano, sendo a última em Bayeux, oferecendo até 23 serviços diferentes, através de box de órgãos como Cagepa, Detran, Defensoria Pública, Sine, Procon, TRE, Previdência, Empreender, telefonia e pagamentos de contas. Para 2014, segundo a secretária Cida Ramos, ao menos quatro novas unidades serão implantadas nos municípios de Itaporanga, São Bento, Sousa e Catolé do Rocha.

“Nosso objetivo é levar a prestação de serviços a todo o Estado, pois essa é uma demanda da própria população, que requer o direito a praticidade para resolver questões burocráticas ligadas à cidadania em um único lugar. Para o próximo ano iremos priorizar a região do sertão, que é tão carente desses serviços.

Para isso escolheremos alguns municípios que funcionarão como polarizadores dos demais”, afirmou Cida Ramos.

Ainda segundo a secretária, nos polos onde ainda não existem Casas da Cidadania, uma unidade móvel para retirada de documentos foi enviada durante todo o ano, atendendo 75.430 pessoas.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp