35 mil casas serão construídas na PB

De acordo com a presidente da Cehap, as casas devem ser construídas até o final de 2014 para reduzir déficit habitacional no Estado.

A meta do governo do Estado é reduzir em um terço o déficit habitacional na Paraíba, construindo 40 mil imóveis no período de 2011 a 2014. A afirmação é da diretora presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), Emilia Correia Lima. Ela informa que de 2011 aos dias atuais já foram entregues cinco mil casas, e outras 35 mil devem ser construídas até 2014, das quais 11 mil estão em andamento, 11 mil estão em processo de licitação e mais 13 mil devem ser contratados até o final do próximo ano.

Levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou que a Paraíba tem um déficit de 124.851 domicílios. O indicador é o terceiro menor da região Nordeste. A presidente da Cehap argumenta que os dados já estavam próximos aos números oficiais. “Trabalhávamos com um déficit em torno de 120 mil casas”, afirma. Acrescentando que houve redução significativa do déficit em João Pessoa. Segundo o Ipea, a carência na capital paraibana ainda é de 20.939 moradias.

Para a construção das 27 mil unidades habitacionais já em andamento, o governo do Estado realiza parcerias com os governos federal e municipal. As obras estão orçadas em mais de R$ 1 bilhão e estão sendo realizadas em vários municípios paraibanos. “Não adianta fazer casas só nas regiões onde tem mais gente se não você vai fazer com que as pessoas dos municípios menores venham para os grandes centros. É preciso fazer casas em todas as regiões e em todos os municípios, os pequenos e os grandes”, pontua Emília Correia Lima.

A presidente também informou que a Cehap está investindo em programas especiais como o projeto ‘Cidade Madura’ que vai contemplar idosos com uma casa e em uma área totalmente projetada para ele. “O projeto ‘Cidade Madura’ será entregue primeiro em João Pessoa. É um projeto pioneiro no país e vai funcionar como uma vila exclusiva para idosos. Estamos terminando a vila em João Pessoa, no bairro da Cidade Verde, que deve ser entregue este ano. São 40 casas, com um profissional de saúde que vai atuar em um ambulatório instalado na vila. O espaço ainda contará com uma pista de caminhada, espaço para horta e para fazer festa, e outros equipamentos pensados e planejados para fazer o idoso ser feliz”, comenta Emilía Correia. O projeto deverá ser levado também para outros municípios, a exemplo de Campina Grande, Cajazeiras, Souza.

Outro projeto em andamento é o ‘Casa Rural’ voltado para a construção de habitações para moradores da zona rural. “O objetivo é dar dignidade também para quem mora na zona rural”, explica a presidente da Cehap.