Ações de recuperação de áreas degradadas

Áreas com mais árvores em vias públicas são os bairros do Geisel, Cristo , Bessa, Bancários, Castelo Branco e Bairro dos Estados.

Ano passado foram feitas ações de recuperação em diversas áreas degradadas como na Bacia do Cuiá, que fica no Grotão; no Parque Cuiá, no Valentina Figueiredo; Ponta do Seixas, na avenida que dá acesso à Estação Cabo Branco e também na mata da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no bairro dos Bancários. Essas áreas receberam mudas de cajueiro, ipê roxo e amarelo e munguba, entre outras.

Além disso, a Divisão de Paisagismo revitalizou as principais avenidas de João Pessoa, como Coremas, Eurípedes Tavares, Pedro I, Tabajaras, Beira Rio e Rui Carneiro. Os canteiros receberam mudas de árvores nativas, adaptadas para o plantio urbano, com raízes profundas. “Elas são mais adequadas para áreas onde existem redes de esgoto e fiação subterrânea. Foram plantadas cássia ferrugínea, ipês, angicos e carolinas”, explica o coordenador Yuri Araújo.

De acordo com a Semam, as áreas que possuem mais árvores em vias públicas são os bairros de Ernesto Geisel, Cristo Redentor, Bessa, Bancários, Castelo Branco e Bairro dos Estados. Os bairros do Róger, Tambiá e Varadouro são os que têm a maior parcela de área verde da cidade, em virtude da presença do Parque Arruda Câmara, uma reserva ambiental com mais de 43 hectares.